Em Lisboa circula um elétrico forrado a tapetes de Arraiolos

Data:

A iniciativa pretende ajudar a promover uma arte secular e singular do Alentejo que é candidata do Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Um velhinho elétrico de Lisboa, construído nos anos 30 do século XX, foi agora restaurado e revestido com tapetes de Arraiolos. A viagem inaugural aconteceu esta semana, e levou o já chamado ‘Elétrico de Arraiolos’ do Largo da Graça e o Largo de Camões.
Decorado pela Fábrica Tapetes Hortense, resulta de uma parceria entre a Carristur, a Turismo do Alentejo e a empresária Hortense Canelas, uma das várias artesãs de Arraiolos, a vila alentejana de onde são oriundos estes tapetas que parte importante da identidade da região.
Inspirado na temática do azulejo português, o elétrico é revestido por tapetes bordados à mão e, no teto, mostra uma réplica da tapeçaria oferecida em 2015 ao Papa Francisco, com 5,22 metros e barras, todo feito à mão, como se fosse um tapete de chão.
O exterior do veículo está forrado com peças que representam azulejos portugueses do século XVII, em azul e branco, revestidas com acrílico, para que se possam conservar “por causa do sol e da chuva. As cortinas foram todas feitas em tela de Arraiolos e bordadas pela fábrica e há também quatro bancos do eléctrico, dois à frente e dois atrás, forrados com o mesmo padrão de azulejos que está no exterior.
Para o presidente da Turismo do Alentejo Ribatejo, é “muito importante” esta forma de promoção da tapeçaria de Arraiolos e do Alentejo como destino turístico. Em declarações à Lusa, Ceia da Silva considerou que esta “e uma forma de o Alentejo estar constantemente a ser promovido em Lisboa e é uma oportunidade única para que Arraiolos circule pela cidade, todos os dias, através do eléctrico, que é o meio de locomoção mais típico e com mais impacto numa cidade como Lisboa”.
A iniciativa pretende ajudar a promover uma arte secular e singular do Alentejo, que a Entidade Regional de Turismo em parceria com a autarquia de Arraiolos, já candidatou à Lista do Património Cultural Imaterial da UNESCO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.