Em Góis mais três aldeias foram completamente evacuadas durante a noite

Data:

Há neste momento 13 incêndios em Portugal Continental. Saiba aqui quais são as localidades…

As aldeias de Saião, Salgado e Mimosa, no concelho de Góis, distrito de Coimbra foram “completamente evacuadas” durante a noite de ontem, disse à Lusa fonte do comando da Guarda Nacional Republicana (GNR).
“Não está lá quase ninguém, mas fomos lá verificar se havia mais alguém”, adiantou o operacional, esclarecendo que as chamas “movimentaram-se para norte”, pondo em risco outras povoações, que, entretanto, estarão já “livres de perigo”.
Os meios aéreos de combate a incêndios foram acionados às 7h30 da manhã de hoje, no concelho de Góis. O comandante António Oliveira explicou que dada a situação meteorológica favorável, “céu limpo e com menos fumo”, estavam reunidas as condições para ativar os meios aéreos de combate aos incêndios, o que foi programado para acontecer a partir das 7h30.
Há cerca de uma hora, o adjunto do Comando Nacional de Bombeiros, referia que o incêndio que lavra neste concelho deste sábado estava a evoluir favoravelmente, tendo sido extintas três das suas cinco frentes. “A situação é muito mais favorável do que aquela que tivemos ontem (terça-feira) à tarde e que tivemos também durante a noite. Temos duas frentes ativas ainda, que estão a ceder aos meios de uma forma considerável”, explicou Pedro Nunes.
Segundo o responsável, as duas frentes ativas são na zona dos lugares de Capelo e de Carvalhal. “Não quer dizer que os lugares estejam em perigo mas, por uma alocação geográfica de onde está o fogo ativo, acabamos de lhe dar os nomes das localidades mais próximas”, esclareceu. As outras três frentes “já se encontram em rescaldo e vigilância”, acrescentou.

2.687 operacionais em 13 incêndios
Às 11h30 lavravam em todo o território de Portugal continental, 11 incêndios rurais, que mobilizavam 2.687 operacionais, 918 viaturas e 16 meios aéreos, segundo dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). A maioria dos operacionais repartem-se por três grandes fogos que lavravam nos concelhos de Pedrógão Grande (distrito de Leiria) e Góis e Penela (distrito de Coimbra).
O incêndio que deflagrou no sábado na localidade de Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, é o que mobiliza mais meios: 1.210 operacionais e 419 viaturas, de acordo com a mesma fonte.
A combater as chamas no incêndio que deflagrou na localidade de Fonte Limpa, freguesia de Alvares, concelho de Góis estavam 1.157 bombeiros, apoiados por 401 veículos e 12 meios aéreos.
Já o fogo que lavra em Penela, na localidade de Pardieiros Fundeiros, freguesia de Espinhal, era dado como estando em fase de “conclusão”, segundo o INPC, sendo combatido por 158 operacionais, com o apoio de 51 viaturas e um meio aéreo.Os restantes incêndios ocorrem:- localidade de Aldeia Nova, freguesia e concelho de Miranda do Douro (Bragança), em fase de conclusão;
– localidade de Roalde, freguesia de São Martinho de Antas e Paradela de Guiães, concelho de Sabrosa (Vila Real), em fase de resolução;
– localidade de Freixo, freguesia de Vila Verde, concelho de Alijó (Vila Real), em fase de resolução;
– localidade e freguesia de Aveloso, concelho de Meda (Guarda), em curso
– na localidade de Chousas, freguesia de Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões, concelho de São Pedro do Sul (Viseu), em fase de resolução;
– localidade de Alcarraques, freguesia de Trouxemil e Torre de Vilela, concelho de Coimbra (Coimbra), em fase de resolução;
– localidade de Casas da Zebreira, freguesia de Orvalho, concelho de Oleiros (Castelo Branco), em fase de resolução;
– localidade de Corredoura, freguesia de Porto de Mós – São João Baptista e São Pedro, concelho de Porto de Mós (Leiria), em curso;
– localidade de S. Miguel do Rio Tordo, freguesia de São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo, concelho de Abrantes (Santarém), em fase de resolução.
– localidade de beja 1º, freguesia de Santiago Maior e São João Baptista, concdelho de distrito de Beja, em curso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.