Em Góis o incêndio já levou à retirada de população de 27 aldeias

Data:

O incêndio que lavra também desde sábado naquele concelho vizinho de Pedrógão Grande levou já à retirada das populações de 27 aldeias.

O número de aldeias hoje evacuadas no concelho de Góis, distrito de Coimbra, aumentou de 18 para 27, disse o secretário de Estado da Administração Interna. O incêndio que lavra também desde sábado naquele concelho vizinho de Pedrógão Grande levou já à retirada das populações de 27 aldeias.
As pessoas estão a ser acolhidas no quartel de bombeiros de Góis, revelou Jorge Gomes aos jornalistas no posto de comando instalado na Selada do Braçal, junto à Estrada Nacional 112, que dá acesso à Pampilhosa da Serra.
“Neste momento o que importa é a proteção das pessoas e é nisso que estamos a trabalhar. Pedimos às pessoas que não saiam das suas residências, pois a GNR está a efetuar um trabalho de muita proximidade com a população”, acrescentou o governante.
O incêndio que lavra desde sábado em Góis aumentou de extensão nas últimas horas devido às constantes mudanças de vento e são esperados mais reforços nas próximas horas. O Plano Municipal de Emergência de Góis foi ativado às 14h de hoje, devido ao incêndio.
De acordo com o secretário de Estado da Administração Interna, o combate às chamas em Góis já conta com mil operacionais no terreno. Fonte oficial do Ministério da Administração Interna (MAI) disse à Lusa que 80 bombeiros espanhóis chegam hoje a Portugal para ajudar no combate deste incêndio. A mesma fonte adiantou que 40 bombeiros da Galiza chegam a Portugal por via terrestre e outros 40 operacionais de várias regiões espanholas por helicóptero. A chegada dos 80 bombeiros espanhóis para combater o incêndio de Góis insere-se no acordo bilateral existente entre Portugal e Espanha.
No concelho vizinho de Pedrógão Grande, distrito de Leiria, o fogo obrigou, até este momento, à evacuação de 13 aldeias na zona eeste do incêndio, disse fonte da Proteção Civil. Este incêndio, que alastrou já a outros concelhos limítrofes, provocou 64 mortos e mais de 150 feridos, de acordo com o último balanço.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.