Madrid recebe simpósio sobre a presença do Português e do Espanhol no mundo

Data:

O I Simpósio vai abordar questões como o bilinguismo, a diversidade da comunidade ibero-americana e a presença do Português e do Espanhol no mundo.

A Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), organiza amanhã, no Conversatório da Secretaria-Geral Ibero-Americana, em Madrid, o I Simpósio das Línguas Espanhola e Portuguesa no Espaço Ibero-Americano. O objetivo deste encontro é o de promover o desenvolvimento do bilinguismo na região.
Com início marcado para as 9h30 e encerramento às 19h, o Simpósio vai dividir-se por três sessões nas quais estarão presentes acadêmicos das duas línguas oficiais vindos de 22 países, catedráticos, políticos e representantes culturais. Contará, entre outros, com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, e da Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Ana Paula Laborinho.
Atuações musicais e apresentações vídeo farão a ligação entre os diferentes painéis que vão abordar questões como o bilinguismo, a diversidade da comunidade ibero-americana e a presença do Português e do Espanhol no mundo.
O Simpósio das Línguas Espanhola e Portuguesa no Espaço Ibero-Americano será inaugurado pela Secretária Geral Ibero-Americana, Rebeca Grynspan, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, e o ministro das Relações Exteriores e da Cooperação de Espanha, Alfonso Dastis. Presentes estarão também Evanildo Cavalcante Bechara, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Marisa de Mendonça, Diretora Executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e Darío Villanueva Prieto, Diretor da Real Academia Espanhola.
Intitulada ‘O bilinguismo na IberoAmérica e sua expressão cultural’, a primeira sessão inicia-se às 10h30 e vai centrar-se nos temas ‘As línguas como facilitadoras do diálogo cultural’, apresentado por Evanildo Cavalcante Bechara; ‘O português no espaço Ibero-Americano’, conduzido por Ana Paula Laborinho; ‘O espanhol no espaço Ibero-Americano’, apresentado por Juan Manuel Bonet, Diretor do Instituto de Cervantes, Espanha.
Com início às 12h50, a segunda sessão vai centrar-se ‘na ‘Riqueza e diversidade da Comunidade IberoAmericana’ através de debates sobre ‘O valor económico co Português’, por Luis Antero Reto, Reitor do ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa; ‘O valor econômico do espanhol’, apresentado por José Luis García Delgado, Catedrático de Economia Aplicada na Universidade Complutense de Madrid; ‘Os falsos amigos linguísticos entre o português e o espanhol’, por Hélder Júlio Ferreira Montero, Doutor em Filologia na Universidade de Salamanca e Lucimeire Alves Machado, Doutora pela Universidade Complutense de Madrid; ‘A diversidade linguística na Ibero-América’, por Mario Antonio Sandoval Samayoa, Diretor da Academia Guatemalteca da Língua, da Guatemala.

Perspetivas para o Português e o Espanhol
A terceira e última sessão terá início às 16h15 e vai debater ‘O português e o espanhol no mundo: atualidade e perspectivas’. A implementação global das duas línguas e as perspetivas para 2050 serão apresentadas por Marisa de Mendonça, Diretora Executiva do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, uma instituição da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Já a presença do Espanhol e do Português no sistema educativo, na comunicação científica e na agenda digital será abordada por Maximiliano Martinhão, Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações do Brasil, e por Andrés Pedreño Muñoz, Catedrático de Economia Aplicada da Universidade de Alicante e ex-Reitor daquela instituição de ensino superior espanhola.
O encerramento do I Simpósio das Línguas Espanhola e Portuguesa no Espaço Ibero-Americano será concduzido pela Embaixadora Mariangela Rebuá, Secretária-Geral Adjunta Ibero-Americana.

Ana Grácio Pinto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.