“Temos uma responsabilidade enorme em cuidar das nossas praias, que continuam a ser recordistas em galardões de qualidade”, afirmou o autarca Carlos Silva e Sousa
A época balnear 2017 começou no passado dia 15 de maio, em Albufeira. A cerimónia de abertura teve lugar na praia da Inatel que, este ano, passou a dispor de uma rampa de acesso, tornando-se acessível a pessoas com mobilidade condicionada. De recordar que a partir de agora é possível desfrutar das 25 praias do concelho, todas galardoadas com Bandeira Azul de forma segura e acessível. A autarquia equipou todas as zonas balneares com cadeiras e andarilhos, que facilitam o acesso ao areal e à água a pessoas com mobilidade reduzida, numa acção que visa faciliar o acesso à praia a todos.
“A praia é a nossa principal riqueza e temos uma responsabilidade enorme em cuidar das nossas praias, que continuam a ser recordistas em galardões de qualidade”, destacou Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira. Recorde-se que Albufeira voltou a ser líder nacional em Bandeiras Azuis, com 26 galardões (25 praias + Marina), e continua na linha da frente na categoria de Praias com Qualidade Ouro, com 22 zonas balneares classificadas. “Estas distinções vêm reforçar a imagem de um destino turístico que prima pela sua qualidade ambiental”, refere o autarca, salientando ainda que “Albufeira é a Capital do Turismo, com uma média de 7 milhões de dormidas por ano, o que significa que temos que manter os elevados padrões de qualidade e cativar cada um dos turistas que nos visita para que fique com vontade de regressar. Esta é a melhor publicidade que podemos ter”, conclui.
Durante a cerimónia foi realizada uma simulação de Afogamento e Salvamento a Banhistas, com recurso aos meios da Autoridade Marítima, ANSA, Instituto de Socorros a Náufragos e Polícia Marítima, entre os quais uma lancha de alta velocidade e uma mota de salvamento. Já no areal estiveram em exposição diversos veículos utilizados pelo Município na limpeza das praias através da recolha de resíduos. Recorde-se que a responsabilidade da limpeza das praias cabe à Autarquia, que durante a época balnear recolhe em média 4 toneladas de lixo por dia.
Entre as praias do concelho, encontram-se a Praia da Falésia, a Praia Sao Rafael, a Praia dos Salgados e a Praia dos Olhos de Água.