Os alunos do Programa de Estudos Lusófonos da Universidade de Toronto, receberam neste ano letivo um incentivo que chegou na forma de cinco prémios de mérito.
Os alunos do Programa de Estudos Lusófonos da Universidade de Toronto, receberam neste ano letivo (2016/2017) um incentivo que chegou na forma de cinco prémios de mérito. Os prémios ‘Sabores da Cozinha Portuguesa: À Descoberta de Restaurantes Portugueses em Toronto’, ‘Sabores da Cozinha Portuguesa: Uma Visita a Portugal através de Associações Culturais Portuguesas em Toronto’, ‘John F. Santos’ e ‘Aprende Português’ são uma novidade do corrente ano letivo, enquanto o prémio ‘Pedro da Silva’, já existe desde 2012.
O projeto foi dinamizado pelas professoras de Português, com o apoio do Departamento de Espanhol e Português e da Comissão de Prémios do mesmo, e destinou-se a alunos de diferentes disciplinas e em distintos anos do seu percurso no âmbito dos Estudos Lusófonos, revela Luciana Graça, Leitora de Português do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.) na Universidade de Toronto. “Tudo o que seja feito para levar cada vez mais longe os Estudos Lusófonos, assim como para premiar a excelência dos nossos estudantes, contará sempre com o apoio da Direção do Departamento a que temos o privilégio de pertencer”, afiança a Leitora.
O prémio ‘Sabores da Cozinha Portuguesa: À Descoberta de Restaurantes Portugueses em Toronto’, recebeu o patrocínio de 12 restaurantes lusos, e pretendeu “reconhecer a excelência académica na disciplina de Iniciação ao Português”, explica Luciana Graça, revelando que, devido à existência de duas turmas desta disciplina, houve dois vencedores: Carolina Joffre Anez e Ian Chan. A ambos foi oferecido um jantar em cada um dos restaurantes que se quiseram associar a este galardão.
‘Sabores da Cozinha Portuguesa: Uma Visita a Portugal através de Associações Culturais Portuguesas em Toronto’, embora com a mesma temática, foi patrocinado por sete associações culturais portuguesas, e premiou a excelência académica na disciplina de Português Intermédio. O aluno vencedor foi David Taylor, que poderá também saborear uma refeição em cada uma das associações participantes. Já o prémio ‘John F. Santos’ foi atribuído em dinheiro e patrocinado pelo líder comunitário homónimo. A vencedora foi Megan Dinis aluna da disciplina de Português Académico.
Com o patrocínio da Coordenação do Ensino do Português no Canadá e do Camões, I.P., o prémio ‘Aprende Português’, consistiu na atribuição de um curso intermédio de Português ao estudante com melhor desempenho ao nível académico na disciplina de Português para Hispanos. Será frequentado no Centro de Língua Portuguesa Camões Toronto. O aluno agraciado foi Eduardo Montero.
Por último, o prémio ‘Pedro da Silva’, também atribuído em dinheiro e patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos, foi recebido por Jason Gomes, o melhor aluno finalista inscrito no Programa Specialist no atual ano letivo.
Luciana Graça revela que o Programa de Estudos Lusófonos recebeu também este ano um outro apoio, “por parte da Academia de Bacalhau de Toronto”, mas as informações sobre este prémio só deverão ser reveladas no próximo ano letivo.
A Leitora explica que os galardões são também uma maneira de dar a conhecer “de uma forma mais profunda” a comunidade portuguesa, dando “rostos concretos à língua e à cultura que os nossos alunos estudam em sala de aula”. E acrescenta que esse propósito está em consonância “com os próprios objetivos da Faculty of Arts and Sciences (Faculdade de Artes e Ciências) e do Departamento de Espanhol e de Português”, no qual o Programa de Estudos Lusófonos se insere. Por outro lado, e não menos importante, os prémios proporcionam aos alunos, de todos os níveis, “oportunidades ímpares para um envolvimento significativo com a própria língua e a própria cultura, já que, claro, a melhor sala de aula será sempre o contexto real, em situação de imersão linguística”, sublinha Luciana Graça.
Ana Grácio Pinto