Clube dos Pensadores internacionaliza-se com José Ramos-Horta

Data:

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores ( CdP), convidou José Ramos-Horta para estar presente, no dia 1 de Junho ( quinta-feira), pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn em Gaia.
O CdP no seu 116.º debate, ao fim de 11 anos consegue o desígnio de ter uma figura de nível internacional nascido num país irmão – Timor-Leste.
José Ramos-Horta, Prémio Nobel da Paz, notabilizou-se pelo continuo esforço para terminar com a opressão vigente em Timor-Leste levando o seu país à independência. Foi Ministro de Negócios Estrangeiros de Timor-Leste desde a independência, em 2002. Mais tarde, Presidente da República de Timor-Leste entre 2007 e 2012.
No dia 20 de Maio fez 15 anos que Timor-Leste se tornou independente e terminou com a ocupação Indonésia, iniciada em 1975, assim como, com os conflitos entre timorenses nacionalistas e outros ligados à Indonésia.O petróleo e o gás estão perto do esgotamento em Timor e a produção de café é escassa. O desemprego ameaça a população, metade da qual é constituída por jovens abaixo dos 17 anos. Os próximos tempos não serão nada fáceis para os timorenses. Portugal não pode esquecer a sua antiga colónia, que ajudou a libertar da opressão Indonésia. O turismo poderá revelar-se uma boa aposta.
Nos últimos anos tem-se falado pouco, entre nós, de Timor-Leste . Será uma oportunidade para se falar das relações entre Portugal e Timor-Leste , o momento politico actual em Timor – Leste, recentemente houve eleições presidenciais em que foi eleito o novo presidente Francisco Guterres Lu-Olo.
O Clube dos Pensadores já recebeu: o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa; o Primeiro-Ministro, António Costa; o líder da oposição Pedro Passos Coleho; a líder do CDS , Assunção Cristas; a líder do BE Catarina Martins ; o lider do PCP Jerónimo de Sousa; entre outros.
Sempre que surja uma oportunidade tentará ter presente personalidades dos países lusófonos : Brasil, Cabo-Verde, Guiné- Bissau , Angola e Moçambique.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.