Fátima deverá receber cerca de 45 mil peregrinos a pé

Data:

Os números dizem respeito a peregrinações organizadas e comunicada àquele serviço. Ou seja, o total final dos peregrinos que vão chegar a pé ao Santuário, deverá ser superior

Cerca de 45 mil peregrinos a pé já estão a caminho do Santuário de Fátima, segundo números atualizados do Serviço de Acolhimento a Peregrinos.
A previsão inicial do padre Manuel Antunes, Assistente Espiritual do Movimento da Mensagem de Fátima, era de perto de 40 mil peregrinos a pé.
“Estes números dizem respeito a peregrinações organizadas e comunicada àquele Serviço, pelo que o total final deverá ser superior, uma vez que se continua a notar grande número de pessoas nas estradas mais próximas de Fátima”, informa o Santuário num comunicado.
Há vários anos que o Santuário de Fátima atribuiu ao Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) a coordenação de assistência aos peregrinos a pé a Fátima nas peregrinações aniversárias, em colaboração com a Ordem de Malta, a Cruz Vermelha, os Bombeiros, os Escuteiros e a Associação dos Servitas de Nossa Senhora. Este trabalho permite disponibilizar médicos, enfermeiros e outros voluntários.
Os peregrinos a pé têm ao longo dos vários trajetos 70 postos de acolhimento, com o apoio de 1.500 voluntários, entre médicos, enfermeiros e auxiliares. Em todos os postos passou a haver assistência espiritual.
O Papa Francisco desloca-se em Peregrinação a Fátima nos dias 12 e 13 de maio para presidir ao Centenário das Aparições e à canonização de Francisco e Jacinta Marto, os mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica.

A cerimónia passo a passo
A canonização de Francisco e Jacinta Marto vai decorrer na missa de 13 de maio, que terá início às 10 horas, no Santuário de Fátima. A cerimónia comecará logo após o cântico de entrada e a saudação inicial, proferida pelo Papa Francisco.
Os relicários em forma de candeias contendo as relíquias dos dois novos santos da Igreja Católica – uma madeixa de cabelo de Jacinta e um fragmento de osso da costela de Francisco – vão integrar o cortejo de entrada da missa, sendo colocados no altar, junto da imagem de Nossa Senhora de Fátima.
O transporte das relíquias dos mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica será feito pela Irmã Ângela Coelho, Postuladora da Causa da Canonização de Francisco e Jacinta, e por Pedro Valinho, assessor da Postulação e atual director do Serviço de Peregrinos do Santuário.
Seguir-se-á a cerimónia de canonização dos dois Pastorinhos, a primeira realizada em Portugal, e que vai decorrer em português.
Depois da saudação inicial do Papa, o coro vai entoar o cântico Veni Creator Spiritus, assinalando o começo da cerimónia. O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, vai pedir ao Papa que inscreva Francisco e Jacinta no ‘Livro dos Santos’ e fará uma breve apresentação da biografia dos dois novos santos. O Papa convidará então os presentes a cantarem a ladainha dos santos.
No final, irá pronuncia, em português, a fórmula da canonização:
“Em honra da Santíssima Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e a nossa, após ter longamente refletido, invocado várias vezes o auxílio divino e escutado o parecer dos nossos irmãos no episcopado, declaramos e definimos como Santos os Beatos Francisco e Jacinta Marto, inscrevemo-los no Livro dos Santos e estabelecemos que em toda a Igreja eles sejam devotamente honrados entre os Santos”.
No final, os fiéis irão aclamar a proclamação com um cântico de júbilo, durante o qual um diácono vai incensar as duas relíquias.
Acompanhado pela Postuladora da Causa da Canonização de Francisco e Jacinta, o Bispo de Leiria, D. António Marto, irá depois agradece a proclamação e pedirá ao Papa que redija a Carta Apostólica relativa à canonização dos dois Pastorinhos.
O coro vai, de seguida, entoar o ‘Glória’, assinalando o fim da cerimónia e a continuação da missa. No final, as duas relíquias deixarão o altar com o andor da imagem de Nossa Senhora de Fátima e seguirão em cortejo até à Capelinha das Aparições, onde ficarão expostas até ao final do dia 13 de maio.
Estas reliquias vão depois regressar à Casa das Candeias, onde se encontram habitualmente, uma vez que as relíquias mais importantes de Francisco e Jacinta, os seus corpos, estão à guarda do Santuário, nos túmulos colocados nos dois lados do transepto da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.