O fantástico parque romântico de Monserrate, em Sintra, recebe as imagens vencedoras do ‘International Garden Photographer Of The Year’ (Fotógrafo de Jardim Internacional do Ano)
Até 9 de outubro tem mais um motivo para visitar o Palácio e o Parque de Monserrate: visitar a as imagens da principal competição e exposição mundial de fotografia especializada em jardins, plantas e botânicas.
Integradas na natureza envolvente estão 39 fotografias premiadas nas categorias ‘Wildflower Landscapes’ (Paisagens Silvestres), ‘Beautiful Gardens’ (Jardins Belos), ‘The Beauty of Plants’ (A Beleza das Plantas), ‘Bountiful Earth´’ (Terra Generosa), ‘Trees, Woods and Forests’ (Árvores, Bosques e Florestas), ‘Breathing Spaces’ (Espaços para Respirar), ‘Macro Art’ (Arte Macro), ‘Wildlife in the Garden’ (Vida Selvagem no Jardim), ‘Greening in the City’ (O Verde na Cidade) e ainda na categoria especial ‘Parques de Sintra’. As fotografias são apresentadas num painel com um formato de 1×1 metro, em suportes de madeira de acácia, de árvores que caíram na Serra de Sintra e que a Parques de Sintra aproveitou para este efeito.
Entre as fotografias expostas, está a do vencedor geral da competição, Lee Acaster, que se inspirou no cenário do Parque Nacional de Snowdonia, no País de Gales, para ganhar a categoria ‘Árvores, Bosques e Florestas’, com a imagem ‘Left’. Também as fotografias da portuguesa Dina Vieira estão entre as 39 expostas em Monserrate. Um 2º lugar e uma Menção Elogiosa na categoria ‘O Verde na Cidade’, com as imagens ‘Roof Garden’ e ‘Under The Bridge’, respetivamente.
Este ano, a Parques de Sintra voltou a ser parceira do evento com uma categoria especial, cujas fotografias devem evidenciar ter sido captadas num dos polos tutelados pela empresa. Mark Zylinski foi o grande vencedor com a fotografia ‘Running Free’, que retrata crianças a correr no Parque de Monserrate. Além do prémio monetário, o fotógrafo recebeu um bilhete anual ‘Amigos dos Parques de Sintra’, válido para todos os polos geridos pela Parques de Sintra, sem limite de entradas, e a sua fotografia será reproduzida no catálogo da exposição ‘IGPOTY 10’.
Entretanto, já estão abertas as inscrições para a 11ª edição, no site www.igpoty.com. O concurso é aberto a fotógrafos profissionais mas também a amadores, e anualmente a exposição dos trabalhos vencedores é inaugurada nos Kew Gardens (Reino Unido), percorrendo posteriormente diversos locais do mundo.
Palácio e Parque de Monserrate
Um fantástico parque romântico criado por William Beckford, um apaixonado pela Serra de Sintra, envolve o Palácio de Monserrate. Era uma antiga quinta de pomares e culturas agrícolas, imaginada por Gerard DeVisme que no séc. XVIII alugou a quinta à família Melo e Castro. Foi sucedido por William Beckford, que também ali viveu, e por Francis Cook, 1º Visconde de Monserrate, que juntamente com o pintor paisagista William Stockdale, o botânico William Nevill e o mestre jardineiro James Burt, criou os cenários contrastantes que se encontram no parque: caminhos sinuosos por entre ruínas, recantos, cascatas e lagos. O parque combina espécies espontâneas de Portugal com outras oriundas dos cinco continentes, propondo um passeio pela flora de todo o mundo. No total, existem ali mais de 2500 espécies.
No Palácio, merece referência a Sala da Música e as luxuosas salas de recepção como a Sala de Estar Indiana, a Sala de Jantar e a Biblioteca, todos no rés-do-chão. A visita a este conjunto inclui ainda a subida ao primeiro piso, onde ficavam os quartos privados.