António Seabra é um dos maiores empresários portugueses nos EUA

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É o líder de um vasto grupo empresarial, de que se destaca a ‘Triunfo Foods’. O sonho da família Seabra era servir a comunidade de língua portuguesa nos Estados Unidos com produtos de seu país de origem.

António Seabra, o CEO do Seabra Group é natural de Vila Nova de Tazem, em Gouveia. Há 50 anos, com apenas 12 anos de idade, emigrou para os Estados Unidos acompanhado do pai e dos irmãos. Naquele país constituiram várias empresas destinadas a servir a comunidade de língua portuguesa. Ao ‘Mundo Português’ partilhou a sua visão esclarecedora da presença dos produtos portugueses no mundo, do contributo do turismo e daquilo que ainda temos por fazer e melhorar no nosso país.
A Triunfo Foods é uma empresa de importação e distribuição fundada em 1975, em Newark. Faz parte do grupo designado Seabra Group.
O sonho da família Seabra era servir a comunidade de língua portuguesa nos Estados Unidos com produtos de seu país de origem. Hoje, a Triunfo Foods atende muitas etnias diferentes, importando produtos de vários continentes, incluindo Europa e América do Sul. Esses produtos importados estão distribuídos por toda a costa leste e costa oeste, utilizando cinco armazéns localizados em Nova Jersey, Massachusetts, Flórida e Califórnia.

Como foi para os Estados Unidos?
Eu e o meu pai, com cinco filhos e uma filha, emigrámos para os Estados Unidos da América a 1 de março de 1967, fez agora 50 anos, tinha eu 12 anos. Como todos, fomos para um país desconhecido sem dominar a língua inglesa, nem saber aquilo que íamos encontrar. Uma vez nos EUA, os mais novos começaram a estudar, os mais velhos começaram a trabalhar e construímos várias empresas. Na minha família tudo aconteceu muito rápido. Hoje, à escala de Portugal, já seríamos uma grande empresa.

Qual a perceção dos produtos portugueses nos EUA?
Quando se começou a importar produtos portugueses eram mais destinados para o mercado da saudade, hoje os produtos portugueses são de elevada qualidade e são bastante competitivos com o resto da Europa e do Mundo. Hoje estamos num mundo globalizado e os produtos portugueses têm uma aceitação muito boa nos mercados internacionais e a um bom preço, então é muito mais fácil passar para aquilo que chamamos de ‘mainstream’ (grande consumo), fora do mercado português e isso está a acontecer em várias áreas desde os vinhos, às conservas, aos azeites, o peixe, entre outros que podia continuar a enumerar…

O que mudou?
Acho que isto fica a dever-se muito ao que Portugal fez nos últimos anos. Mudou muito a imagem dos rótulos dos seus produtos. Penso que Portugal ainda tem que melhorar num aspeto muito importante, dar a imagem que Portugal merece.

O setor do turismo também tem ajudado a criar uma nova imagem de Portugal?
Nos últimos dois anos nota-se que o turismo subiu muito e isso também ajuda a promover os produtos portugueses fora de Portugal. Mas Portugal tem ainda que fazer muito mais. Isto é um apelo aos governantes para que invistam na imagem de Portugal, devemos apostar mais na nossa imagem que é linda.
Todas as pessoas que vêm a Portugal gostam de voltar e gostam dos produtos portugueses, então, com um maior investimento na nossa imagem vai potenciá-la e ajudar todas as empresas portuguesas.

Costuma ir ao SISAB PORTUGAL?
Eu participei no primeiro SISAB PORTUGAL em 1995, há alguns anos que não vinha pessoalmente à feira. Quis vir ver, porque as pessoas dizem que o SISAB PORTUGAL está muito diferente e efetivamente, está a correr muito bem. Eu acho que melhorou muito.
Quero dar os parabéns à organização, o Dr. Carlos Morais tem feito um bom trabalho, há que continuar a trazer todos os portugueses e não portugueses a Portugal, a este nosso cantinho, que é tão bonito e incentivá-los a comprar mais produtos portugueses para todos ajudarmos Portugal.
O SISAB PORTUGAL traz-nos imensas vantagens porque conseguimos contactar com muitos dos nossos fornecedores em dois dias, isto é muito importante para nós. Depois vemos sempre as novidades que Portugal produz para levar para as comunidades a residir fora de Portugal. Este tem sido o contributo que o SISAB PORTUGAL tem trazido para as nossas empresas ao longo destes anos todos.

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