O centenário edifício da Câmara Municipal foi distinguido pelas várias intervenções de adaptação feitas nos últimos anos, que o modernizaram e tornaram mais acessível.
O Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade atribuiu recentemente três Certificados de Acessibilidade ao Município de Viseu, decorrente da avaliação realizada no início deste ano.
Recorde-se que a primeira certificação teve lugar no ano de 2012 e foi atribuída ao edifício dos Paços do Concelho e à Biblioteca Municipal. Desta vez também o edifício da Câmara Municipal (Paços do Concelho) subiu de nível e é distinguido com o Certificado de Acessibilidade “Amigável”, nível 2, avaliação relativa aos espaços do Atendimento Único, Salão Nobre, Presidência e Vereação. Atendendo a que este é um edifício centenário, várias intervenções de adaptação têm sido levadas a cabo pelo Município de Viseu nos últimos anos, modernizando e tornando o edifício mais acessível. Estes melhoramentos foram agora reconhecidos, salientando avaliação os acessos exteriores, atualmente servidos com pavimento tátil de orientação, e os equipamentos de acesso, nomeadamente elevadores e plataformas elevatórias, que asseguram a circulação dos cidadãos.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “garantir a qualidade de vida para todos, os que cá vivem e nos visitam, é um compromisso prioritário. O reconhecimento que hoje recebemos faz justiça ao forte empenho do Município em tornar esta uma cidade mais acessível. As intervenções do Viseu Acessível e do Viseu Seguro estão a dar bons frutos”.
O Município de Viseu recebeu ainda um terceiro certificado na área do Turismo Acessível. O pavimento adequado ao caminhar a pé, a organização do mobiliário urbano, a acessibilidade do Funicular, as entradas e equipamentos acessíveis nos principais pontos turísticos, a oferta de espaços públicos verdes e os transportes públicos adaptados são alguns dos pontos fortes destacados no relatório de avaliação.