Vila do Conde abre Mosteiro de Santa Clara ao público

Data:

As visitas guiadas e gratuitas integram as comemorações dos 1064 anos sobre a data da mais antiga referência documental da terra

A 26 de março a cidade, sede do concelho com o mesmo nome, no distrito do Porto, celebra os 1064 anos sobre a data da mais antiga referência documental conhecida com o nome da nossa terra.
Vila do Conde é um dos mais antigos termos do norte de Portugal. As suas origens estão para lá da fundação do território português, remontando ao ano de 953 o primeiro documento escrito que refere ‘Villa de Comite’, numa carta de venda de bens, por Flamula Deo-Vota, ao Mosteiro de Guimarães.
Este ano, as comemorações irão estender-se pelo fim de semana de 25 e 26 de março e terão como ponto alto, as visitas guiadas e visitas livres ao Mosteiro de Santa Clara. “Os vilacondenses, turistas e visitantes terão a oportunidade de conhecer ou revisitar o Mosteiro de Santa Clara, seguindo um percurso previamente delineado e obedecendo a elementares regras de segurança”, explica uma nota divulgada pela autarquia.
Para usufruir de visita guiada, os interessados deverão inscrever-se na Loja Interativa de Turismo, pelo telefone 252 248 445 ou pelo email turismo@cm-viladoconde.pt
O mosteiro franciscano de Santa Clara de Vila do Conde está classificado como Monumento Nacional. Foi um convento feminino instituído em 1318. O mosteiro e a sua igreja foram mandados construir por D. Afonso Sanches (filho ilegítimo de Dinis I de Portugal) e sua mulher, D. Teresa Martins. Extinto no século XIX, do antigo conjunto, restam a magnífica igreja em estilo gótico e parte do edifício conventual, reedificado no século XVIII. Na igreja estão as arcas tumulares de D. Afonso Sanches e D. Teresa Martins de Meneses, meticulosamente esculpidas em todas as faces com representações de cenas bíblicas, e dois pequenos sarcófagos dos filhos dos fundadores. Ali estão também os túmulos de Beatriz de Portugal, filha de D. Nuno Álvares Pereira, e de D. Fernando de Meneses e sua mulher, D. Brites de Andrade, senhores de Cantanhede.

Ana Grácio Pinto

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.