Portugueses comem mais de 55 quilos de peixe “per capita” por ano…

Data:

Os baixos níveis de colesterol e a presença de ácidos gordos polinsaturados também são dois benefícios a ter em conta quando consumimos peixe.

Portugal é dos países da Europa que mais consome pescado. A sardinha, o carapau, o polvo, a pescada e o peixe-espada são as espécies mais populares. São consumidos no nosso país mais de 55 quilos de produtos de pesca e de aquacultura, nomeadamente peixe fresco, peixe congelado ou conservas, por ano e por habitante. O número de espécies ultrapassa as três centenas, entre elas podemos salientar a truta, a dourada, o robalo, o linguado, a enguia e amêijoas. O pescado é uma importante fonte de nutrientes, destacando-se as proteínas – com elevado valor biológico –, a gordura, os minerais e as vitaminas. Está igualmente comprovado o seu papel na prevenção das doenças cardiovasculares, bem como de outros benefícios, especialmente ao nível do bem-estar e na prevenção da depressão e da obesidade.
Os baixos níveis de colesterol e a presença de ácidos gordos polinsaturados também são dois benefícios a ter em conta quando consumimos peixe.

Transformação de bacalhau emprega mais de 200 pessoas
Dos produtos importados, importa realçar o salmão, os crustáceos e o bacalhau. As exportações do bacalhau atingiram, em 2014, um valor histórico para o setor: 100 milhões de euros. O Brasil é o principal mercado de exportação e representa cerca de 50 por cento do total, seguindo-se a França, Angola e Espanha. A indústria nacional continua a apostar na cura tradicional portuguesa – uma tradição usada especialmente para conservar o peixe na ausência de refrigeração –, apesar das novas tendências de consumo e de crescimento do bacalhau demolhado e ultracongelado para enfrentar o maior concorrente de todos, o mercado da Noruega. Hoje em dia, o bacalhau é seco em locais que reproduzem as condições ideias para o processo e, por isso, as fábricas podem trabalhar durante todo o ano, sem estarem dependentes das condições climatéricas. A indústria portuguesa de transformação do bacalhau conta, atualmente, com cerca de 30 empresas, aproximadamente 40 unidades industriais e emprega perto de 2000 pessoas. Os dados indicam que, na última década, a produção estabilizou em torno das 50 mil toneladas em peso e o volume de negócios ronda os 400 milhões de euros anuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.