Alentejo: Uma combinação perfeita de calma e aventura…

Data:

Uma vasta planície atravessada por ribeiras fresquinhas, muito mar e campos que nos enchem a alma de aromas, cores e experiências.

Descobrem-se a cada passo os campos de lilases, observam-se aves únicas e paisagens que nunca mais se esquecem, sejam elas em plena planície, ou no topo de uma falésia, numa montanha ou juntinho ao mar.
A meio caminho entre a serra e o mar, entre albufeiras, rios e campos de perder de vista, pegue nuns binóculos logo pela manhã, e descubra um outro alentejo – região privilegiada para a observação de pássaros durante todo o ano (2), nos vales e estuários dos rios, especialente em Castro Verde, Mértola, Barrancos, Mourão, Lagoas de Santo André, de Sancha e de Cala.

História
Percorra a História pelo Norte Alentejano, e pelo Alentejo Central, onde se regista forte presença do megalitismo, como Reguengos de Monsaraz, ou Castro da Cola em Ourique (3) do período Neolítico, chegando à presença da civilização romana. aqui destacam-se Miróbriga, em Santiago do Cacém, Ammaia em Marvão, ou Villae como a de Torre de Palma no concelho de Monforte e as de S. Cucufate ou Pisões que abasteceram a importante Pax Julia (Beja) e o ainda bem conservado Templo de Diana em Évora, ex-libris do centro da cidade. Para o período islâmico, pare em Mértola, a vila mais árabe de Portugal e aprecie a sua singular mesquita, hoje Igreja Matriz. (4)

Natureza
Se quiser ter um encontro surpreendente com a natureza aventure-se por trilhos pedestres e passeios de BTT nas serras, entre montes, vales e ribeiras. As albufeiras circundantes de Caia, Montargil, Maranhão, Divor são outra maneira excelente de explorar a natureza e praticar desportos como o ski aquático, o remo, a vela e a canoagem. (5)

Adrenalina
Se for até Cabeço de Vide, pode trocar a água pelo ar e ir de balão até Évora, para quando chegar saltar de pára-quedas a 3.000 metros de altura sobre a cidade.
Caso não goste de voar, passe por Elvas e desfrute de um bom momento cultural no Museu de Arte Contemporânea, onde está patente uma parte da colecção de António Cachola, com mais de 300 obras de arte. Outra opção é uma aventura no circuito mineiro de Cercal do Alentejo ao Lousal, visitando a importante mina de Aljustrel, passando por Castro Verde e subindo atè às fantásticas minas de S. Domingos onde encontra museus nas antigas instalações, visitas guiadas e passeios. na descoberta deste original património industrial e geológico.
Não pode deixar de ir até às margens do Alqueva onde o aconselho a uma visita ao Parque Natural do Noudar. E ao fim da tarde quando as cores quentes enchem o céu, admire o pôr-do-sol e encha o peito com todo este maravilhoso alentejo.
Para os mais jovens, aqui fica uma dica de programa. Comece pelo fim de tarde na praia da Zambujeira do Mar. Depois é só subir porque até Tróia há muitos areais para descobrir. E não esqueçam no início de agosto o “Festival do Sudoeste” na Zambujeira, o “Festival do Crato” na vila com este nome, e no fim de julho as “Músicas do Mundo” em Sines. É fantástico o ambiente, principalmente com tanta gente jovem que vem de todo o mundo e trasforma o alentejo numa das zonas mais cosmopolitas de Portugal durante o verão.

Saberes e sabores
Saber receber é uma arte que está profundamente enraizada no “saber alentejano”. Quem visita a região depara com imensos tesouros da gastronomia, dos vinhos, dos queijos e da doçaria mas a mais importante, é sem dúvida nenhuma, a simpatia que brota do coração alentejano com uma generosidade ilimitada.
Deixe-se perder por aldeias e lugarejos. Procure os seus aromas e sabores e sobretudo descubra os segredos gastronómicos desta terra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.