Entrada de portugueses em Angola e Canadá cresceu em 2015

Data:

Contrariamente ao esperado, a emigração portuguesa para Angola aumentou significativamente em 2015.

Contrariamente ao esperado, a emigração portuguesa para Angola aumentou significativamente em 2015. Já para o Canadá, apesar de continuar a manter-se em índices baixos, a entrada de portugueses também cresceu naquele ano, apontam dados divulgados pelo Observatório da Emigração.
Foram 822 os portugueses que, em 2015, entraram no Canadá, segundo os dados do Citizenship and Immigration Canada, citados pelo Observatório da Emigração.
Aquele organismo canadiano contabilizou um total de 271.847 entradas de estrangeiros no país, tendo os portugueses representado apenas 0.3% da imigração nesse ano.
“Desde 2000, o número de entradas de portugueses no Canadá tem oscilado com frequência, aumentando nuns anos, diminuindo noutros”, aponta uma nota divulgada pelo Observatório.
Durante o período em análise, o valor mais baixo de entradas registou-se em 2003, quando apenas 329 portugueses emigraram para o Canadá. O mais alto ocorreu justamente em 2015, com 822 entradas em território canadiano.
Desde 2011 que o número de entradas de portugueses no Canadá tem aumentado, embora num patamar muito inferior ao ocorrido nas décadas de 60 e 70 do século XX, quando atingiu montantes na ordem dos 5,000 por ano. Atualmente, o Canadá é o décimo quarto país para onde mais portugueses emigram.

Surpresa em Angola
Já os números relativos a Angola mostram que, contrariamente ao esperado, a emigração portuguesa para aquele país lusófono africano cresceu significativamente em 2015: mais 32 por cento.
“Com os dados disponíveis, os efeitos recessivos da crise dos preços do petróleo ainda não se terão feito sentir naquele ano. Pelo contrário, em 2015 não só se manteve como acelerou o crescimento que se tem verificado desde 2013”, revela o Observatório da Emigração.
Foram pelo menos 6.715 os portugueses que, em 2015, entraram em Angola, segundo dados dos consulados da República de Angola em Lisboa e no Porto, não estando, até à data da divulgação desta informação, os dados sobre os vistos emitidos pelo consulado de Angola em Faro.
Estes valores correspondem à soma dos seguintes tipos de vistos emitidos pelos consulados de Angola no Porto e em Lisboa, para portugueses em situações de emigração: privilegiado, trabalho (o mais comum), trabalho por protocolo, fixação de residência e outros (estudo e permanência temporária).

Ana Grácio Pinto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.