“Jamais pensei ver o meu clube jogar râguebi em França, nem nos meus melhores sonhos pude imaginar vencer o USAP em Perpignan”, disse emicionado um português residente naquela cidade
A equipa feminina de râguebi do Sporting, actual vice-campeã nacional, deslocou-se no passado dia 4 de Fevereiro a Perpignan, (Sul de França), para defrontar a Union Sportive Arlequins Perpignanais (USAP), uma das formações com mais história no râguebi gaulês.
O encontro foi promovida pelo Núcleo Sportinguista de Perpignan, e teve como objectivo, segundo os promotores do evento, fortalecer “as relações entre os dois emblemas, bem como afirmar a capacidade de organização da comunidade portuguesa” na região, onde o râguebi tem forte implementação.
O Sporting venceu a partida por 17-10, Apesar de terem ido para o intervalo a perder por 5-0 as jogadoras leoninas vieram para o segundo tempo com outra disposição e outro raguebi, vencendo categoricamente uma das formações mais prestigiadas do râguebi francês, e dando uma grande alegria às várias centenas de portugueses emigrados naquela região e que assistiram ao jogo.
O técnico Nuno Mourão fez alinhar o seguinte quinze inicial: Margarida Cunha, Maria Branco, Maria Teixeira, Lezita Guerreiro, Catarina Esaguy, Sara Silva, Catarina Pires, Inês Marques, Leonor Amaral, Isabel Ozório (cap.), Rita Bridy, Josefa Gabriel, Larissa Lima, Constança Serra e Antónia Braga. Alinharam ainda: Júlia Araujo, Virgínia Tavares, Francisca Hall, Tânia Semedo, Paula Lourenço, Mariana Sobrino, Joana Couto, Francisca Baptista, Maria Pereira e Marcela Máximo.
Leonor Amaral foi a autora de dois dos três ensaios – a capitã de equipa Isabel Ozório foi a responsável pelo terceiro – com que as leoas conquistaram esta importante vitória.
Equipa técnica
Manager: João Tiago Silva
Treinadores: Nuno Mourão/Nuno Leitão
Fisioterapeuta: Rita Maggessi