Associação Portuguesa de Weilheim-Teck celebra 36 anos com grande festa

Data:

Muita musica e a eleição da Miss Queen Portugal-Alemanha 2017, na cidade de Weilheim-Teck

Manuel Abrantes foi para Weilheim-Teck, na Alemanha, em busca de uma vida melhor, objetivo comum à maioria dos portugueses que emigraram ao longo das últimas décadas e que continuam a fazê-lo nos nossos dias. O que não sabia na altura, era que se tornaria presidente de uma associação portuguesa que este mês celebra mais de três décadas de fundação. Em Portugal já fazia parte de uma instituição similar na sua terra, perto da Guarda. Na Alemanha jogava futebol nos tempos livres, o que o levou a conhecer melhor os compatriotas que viviam na cidade e a tomar conhecimento da Associação Portuguesa de Weilheim-Teck.
“Fundada em 1981, esteva fechada por cinco anos, mas entretanto abriu com novas instalações e integrei logo essa primeira direção. Mantém-se desde então no mesmo local e tem diversificado a sua oferta de atividades à comunidade portuguesa da cidade e das localidades em volta”, alegra-se.
“Começamos a impulsionar a associação, a trazer cantores, a organizar festas e os sócios foram-se animando. Por volta de 2006, convenceram-me a candidatar-me à presidência da associação, fui eleito e assumo o cargo desde então”, recorda ainda.
Atualmente, a direção é composta por por Manuel Abrantes, Sérgio Santos, Emanuel Portela, Ricardo Azevedo, Giuseppe Almeida, José Alexandre Cardoso, Abílio Gouveia, Vítor Gouveia, José Manuel, Carlos Marcos, Jorge Guimarães e Alberto Cabral. Além desta equipa, Manuel Abrante refere ainda Manuel Loureiro, “que fez parte da direção e está sempre conosco quando é preciso” e os 33 sócios que trabalham no bar, em grupos de três elementos que ajudam a manter a instituição aberta aos fins-de-semana.
“Eu posso ser o presidente, mas o sucesso está no modelo que adotámos no trabalho em grupo, com muita união e espírito de sacríficio”, assegura. “Na região de Baden-Württemberg esta é uma associação tem um certo registo, um certo nome, as pessoas sabem bem qual é esta instituição e que trabalha como deve ser”, acrescenta Manuel Abrantes assumindo que a instituição tornou-se no ponto de encontro dos portugueses, não apenas da cidade de Weilheim-Teck, mas de outras localidades ao redor.
E esta associação – que se mantém aberta fruto do empenho de muitos e do carinho da comunidade – irá celebrar 36 anos de fundação, a 11 de fevereiro, com uma grande festa que tem lotação esgotada já há quase um mês.
O espaço de festas do Linburghalle, com capacidade para cerca de 800 pessoas, vai ser palco de três concertos que prometem muita música para dançar e ainda da eleição da Miss Queen Portugal-Alemanha de 2017 – os pontos altos de uma celebração que promete seguir pela noite dentro.
“Virão autocarros de Munique, de Reutlinger, portugueses de Frankfurt e de outras localidades. As pessoas gostam destas festas, porque são diferentes. Temos um ecran gigante onde iremos projetar, logo no início da festa, um pequeno filme com os eventos que organizamos em 2016”, revela Manuel Abrantes.
O programa continuará com a atuação de um grupo dança, a que se seguirá o início do Miss Queen Portugal-Alemanha, com direito a passadeira vermelha para as candidatas, que farão várias apresentações. Pelo meio atuam a dupla Ricardo e Henrique, a cantora Elena Correia e, a fechar, o cantor Sérgio Rossi.
A festa terá ainda a presença do Cônsul de Portugal em Estugarda, Jose Carlos dos Reis Arsenio, que deverá integrar o juri do concurso de beleza.

A beleza lusodescendente
São 14 as concorrentes ao Miss Queen Portugal-Alemanha de 2017, que este ano terá lugar em Weilheim-Teck, e será um dos pontos altos da festa dos 36 anos da Associação Portuguesa de Weilheim-Teck, numa parceria com a Associação Marias Corações de Portugal. “Fomos convidadas pela direção da Associação Portuguesa de Weilheim-Teck e associamo-nos com muito gosto, porque achamos interessante as associações portuguesas fazerem parcerias e, da nossa parte, achamos importante levar este consurso de beleza a diferentes locais da Alemanha, já que as candidatas vêm de várias cidades e diferentes regiões ”, afirma Maria do Céu Kosemund, presidente da Marias Corações de Portugal, que organiza o concurso de beleza em parceria com o Miss Queen Portugal há já quatro anos.
A comunidade portuguesa naquele país foi a primeira a ter uma representante neste concurso de beleza. “A primeira lusodescendente a participar no Miss Queen Portugal, era da Alemanha”, orgulha-se Maria do Céu. Este ano, as candidatas farão quatro desfiles.
“O primeiro será a apresentação das concorrentes. Depois irão desfilar com uma roupa desportiva, a que se seguem os desfiles em fato de banho e por fim em vestido de cerimónia”, explica Maria do Céu Kosemund, revelando ainda uma novidade: este ano, a ‘Linha Simples’, loja de roupas de noivos e de cerimónia no Montijo, da empresária Lina Barrada, ofereceu à vencedora, o traje de gala com que irá se apresentar no Miss Queen Portugal, no mês de setembro.
As candidatas são oriundas de várias zonas da Alemanha, como Munique, Colónia, Mains, Frankfurt, Estugarda, entre outras. Em comum, o facto de serem lusodescendentes e saberem comunicar em português, para além de alemão.
“Queremos que saibam falar, mesmo que o português não seja fluente. As vencedoras representam também Portugal, já que são oriundas de comunidades portuguesas neste país, e não faz sentido não saberem comunicar em português”, afirma Maria do Céu Kosemund, que diz ser ainda importante à candidata representante da Alemanha, saber responder às perguntas que lhe fizerem em Portugal.
As portas do Linburghalle abrem-se às 17h e as atuações começam às 19h com a divulgação do vídeo e a apresentação do grupo de dança.
“A festa seguirá pela noite dentro, já que temos salão até às três da manhã”, promete Manuel Abrantes, assegurando que a direção da Associação Portuguesa de Weilheim-Teck, quer, acima de tudo, que esta festa leve um pouqinho de Portugal aos seus nacionais radicados na Alemanha.
“Vem muita gente de fora, algumas a viver a 200 ou 300 quilómetros daqui. É uma festa que exige uma grande organização e um grande orçamento, já que temos vários gastos, mas é feita com muito prazer, para dar prestígio à associação e trazer alegria aos portugueses”, finaliza Manuel Antunes.
Ana Grácio Pinto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.