Vagos cria Bolsa de Terras para combater o abandono agrícola

Data:

O programa disponibiliza prédios rústicos ou mistos, encontrando promotores e arrendatários interessados em combater o abandono agrícola e dos espaços rurais.

O Município de Vagos, no distrito de Aveiro, criou uma Bolsa de Terras no concelho, em parceria com a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR). O objetivo é combater o abandono agrícola e dos espaços rurais no município.
“O projeto nasce da necessidade de difundir a disponibilidade de prédios rústicos ou mistos, encontrando promotores e arrendatários interessados para esses prédios e assim combater o abandono agrícola e dos espaços rurais, dinamizar a economia local, potenciando novas oportunidades de investimento”, refere a autarquia num comunicado.
A Bolsa de Terras de Vagos (BTV) integra o programa Bolsa Nacional de Terra, criado em 2012 e através desta parceria. Na prática, a Bolsa Nacional de Terras disponibiliza para arrendamento, venda ou para outros tipos de cedência, as terras com aptidão agrícola, florestal e silvopastoril que pertençam ao Estado, às autarquias locais ou quaisquer outras entidades públicas, ou ainda a entidades privadas.
“A bolsa de terras disponibiliza ainda terrenos baldios, nos termos previstos na Lei dos Baldios”, explica o memso comunicado, referindo que no caso de Vagos, poderão aderir à BTV “todos os proprietários e promotores/produtores que pretendam arrendar, vender, permutar ou ceder prédios rústicos ou mistos com aptidão agrícola e agroflorestal, localizados no concelho”.
O pedido de adesão é realizado através de requerimento disponibilizado em suporte de papel no “erviço de Atendimento ao Cidadão da Câmara Municipal de Vagos e no Serviço de Apoio ao Agricultor, no Polo IERA de Vagos, e na Junta de Freguesia, ou em suporte digital em www.cm-vagos.pt.
O Município de Vagos estará a divulgar este programa pelas várias freguesias. A 18 de fevereiro as informações serão prestadas no edifício da Junta de Freguesia de Santa Catarina, às 9h30 e no edifício da Junta de Freguesia de Fonte de Angeão, às 11h30. A 25 de fevereiro o projeto será divulgado aos interessados no edifício da Junta de Freguesia de Calvão, às 9h30 e no e difício da Junta de Freguesia de Santo André de Vagos, às11h30. A última sesão de informação será realizada a 11 de março, às 9h30 no edifício da Junta de Freguesia de Soza, e às 11h30 no edifício da Junta de Freguesia de Ouca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.