Casa Fundação Luís Figo vai nascer em Algés

Data:

Quer uma resposta a nível nacional às necessidades das famílias, crianças e jovens em risco social ou que manifestem doença mental, dificuldades no desenvolvimento ou condição de deficiência

O protocolo foi assinado entre as três entidades que tornarão possível a obra: a Fundação Luís Figo, a Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce (EMDIIP) e o município de Oeiras. Na cerimónia de assinatura do protocolo e de apresentação da Casa estiveram presentes, Paulo Vistas, Presidente da C.M. de Oeiras, André Rica, Presidente da EMDIIP, bem como Luís Figo, enquanto Presidente da sua Fundação e mentor do projeto.
Trata-se de um sonho antigo da Fundação Luís Figo que, enquanto promotora do projeto, contribui com 500 mil euros para a transformação do espaço da antiga Escola Sofia de Carvalho, cedido pela Câmara Municipal de Oeiras em regime de comodato à EMDIIP, doando também a autarquia 250 mil euros para a requalificação do espaço. Será a EMDIIP – Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce a IPSS responsável pelo planeamento das respostas sociais e pela gestão do funcionamento da Casa, sob direção conjunta das duas instituições.
A Casa Fundação Luís Figo terá múltiplas valências: um Lar de Infância e Juventude, com capacidade para acolher até 30 jovens entre os 12 e 18 anos; um Centro de Apoio Familiar e Acompanhamento Parental (CAFAP), dando apoio a mais de 100 famílias; um Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), com capacidade para 40 crianças; e, por fim, um Centro de Investigação e Avaliação (CIA) que acompanhará cerca de 250 crianças.
Para Luís Figo, “Este foi um dia muito importante para a minha Fundação, pois representa o primeiro passo para a concretização de um sonho antigo: a materialização de um projeto que integra multivalências num mesmo espaço. A Casa Fundação Luís Figo, com o apoio da Câmara de Oeiras e a gestão experiente da EMDIIP, pretende estabelecer uma cooperação estreita com entidades e serviços da comunidade vocacionados para a prestação de apoios adequados às necessidades das famílias, das crianças e dos jovens, designadamente nas áreas da educação, saúde, da justiça, da segurança social, do emprego e da formação profissional. Para nós, esta Casa representa um grande desafio, pois vem ao encontro do principal objetivo da Fundação, sempre presente, de continuar a realizar um trabalho criterioso, consistente e credível, com base nas premissas de solidariedade, igualdade, e criação de oportunidades para as crianças e jovens que mais precisam”, conclui Luís Figo.
Segundo Paulo Vistas, Presidente do município de Oeiras, “Este é um projeto que vai realmente acrescentar valor à coesão social de Oeiras, e que extravasa as fronteiras do Município, uma vez que terá seguramente um forte impacto nas crianças e jovens deste Concelho e dos Concelhos vizinhos. É uma honra para nós termos a confiança não apenas da Fundação Luís Figo, mas do próprio Luís, que é uma figura internacional e uma referência para muitos dos nossos jovens, e que acreditou no Município de Oeiras. A partir de hoje, e após a assinatura deste protocolo, estamos em condições de, em conjunto, transformarmos este espaço, adaptando-o às suas novas funções”, reforçou.
Por seu lado, André Rica, Presidente da EMDIIP, referiu que “encontrou eco de missão na Fundação Luís Figo, o que nos permitiu chegar mais longe no cumprimento do nosso objetivo: o bem estar das famílias e das suas crianças e jovens. O Presidente da Câmara de Oeiras soube acreditar em novas respostas para problemas antigos, enquanto a Fundação Luís Figo saltou do banco, vestiu a camisola e permitiu-nos concretizar este projeto”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.