A Maia tem apostado num turismo de qualidade, com a oferta de produtos catalizadores como o Parque Temático, o elevador panorâmico na Torre Lidador, o campo de golfe e a abertura de novos hoteis, entre outros
O Porto e Norte de Portugal são hoje a terceira economia turística portuguesa em termos de proveitos de alojamento e com uma média de crescimento das dormidas anual acima dos 10%, o que se fica a dever, em grande medida, à regeneração e aumento da competitividade do seu tecido económico.
Observados os mercados internacionais, que representam cerca de 53% das dormidas, constata-se que a Espanha e a França são os mercados mais relevantes. O primeiro representa cerca de 12,6% das dormidas do Norte e o mercado francófono aproximadamente 8,4%. A expressão destes dois mercados no Norte de Portugal constitui uma vantagem para Portugal tendo em conta que no todo nacional o mercado espanhol não representa mais do que 7,5% e o mercado francês 6,8%.
Constituem ações determinantes a estruturação do produto, a comunicação e o posicionamento inteligente junto dos mercados e o fomento de um ambiente de conciliação que converge para um interesse comum e que reconhece a importância do turismo como um fenómeno de coesão territorial e de oportunidades.
Gastronomia e vinhos
A Maia tem apostado num turismo de qualidade, desenvolvendo políticas e estratégias a nível metropolitano e regional bem como a execução de alguns projetos catalisadores e estruturantes, como a criação de um Parque Temático, Instalação de elevador panorâmico na Torre Lidador, remodelação do Zoo da Maia, campo de golfe, hipódromo de nível internacional, ampliação do museu, criação de um novo Centro Cultural, abertura de novos hotéis, entre outros, que visam mais e melhor Turismo. Contudo, como os recursos financeiros são escassos, tal só avançará em conjunto com privados ou com o apoio do governo e tendo como suporte a garantia de fundos comunitários.
Com base nos elementos recolhidos pelo Observatório de Turismo da Maia, referentes ao número de turistas e visitantes que procuraram o Maia Welcome Center durante o ano de 2016, e as taxas de ocupação hoteleira este é o ano com maior procura. É neste contexto que o Turismo da Maia tomas as suas decisões político-estratégicas de evolução do sector e de alguns subsectores que lhe estão associados. Conscientes que esta área tende a assumir importância crescente no conjunto das atividades económicas. Mas nem em tudo se pode esperar uma intervenção direta do Município. Os agentes económicos ligados ao turismo compreendam que a Maia é, neste âmbito também um território que garante um retorno efetivo dos seus investimentos. É de acordo com estas orientações que a Maia tem traçado a sua política de desenvolvimento do turismo a nível local.
Aeroporto com dez milhões de passageiros
Mas é necessário afetar mais recursos à promoção turística nacional e internacional que é praticamente residual, não fora o crescimento do Aeroporto internacional de Pedras Rubras, que aumentou 23,7% em 2016, e ultrapassou a fasquia dos 10 milhões de passageiros, a Região iria certamente sofrer consequências devastadoras, com falências dos agentes envolvidos na atividade turística e o aumento exponencial do desemprego.
No que concerne à Maia, esta tem acompanhado a tendência de crescimento do Turismo nacional e regional, apresentando resultados acima da média nacional.
Neste momento os nossos 3 principais produtos turísticos são: Turismo de Negócios, City Breaks e
Projeto para 2017
As linhas básicas da estratégia municipal no âmbito da animação do Concelho que apontam para uma abordagem integrada e multidisciplinar das ações a realizar.
A difusão da imagem da Maia como Cidade moderna vocacionada para negócios, congressos e eventos no âmbito de uma política nacional de diversificação de produtos oferecidos em Portugal.
Os eventos no concelho
A previsível evolução, em termos qualitativos, do perfil da oferta turística, decorrente dos investimentos em curso e a realizar, no Concelho, sobretudo ao nível do alojamento, desporto e da cultura.
Neste sentido pretende-sen ter cada vez mais visitantes do mercado interno, dinamizando a imagem da Maia como cidade que vale a pena visitar em pequenas férias, tirando partido do calendário de acontecimentos de animação da cidade. Basear o crescimento do número de entradas de turistas dos segmentos de maior qualificação económica, cultural e social, motivando direta e indiretamente o consumo.
Pretende ainda aumentar o público potencial de iniciativas de cariz cultural e em especial motivar os jovens para a história e património, mediante ações e formas de promoção dirigidas a este grupo,desenvolvendo novos espaços de lazer, com o fim de proporcionar uma renovada animação diurna e noturna
Importância da hotelaria
Na área da hotelaria a Maia ján está a monitorizar o movimento de seis hotéis, correspondendo a uma amostra do total dos dez estabelecimentos hoteleiros existentes no concelho. Relativamente a alojamento local a Maia regista 18 unidades, distribuídas pelo concelho com um total de 179 camas. No ano de 2016, registaram-se 116.947 dormidas e com um total de 87.632 hóspedes, sendo que os hóspedes provenientes da Europa representam a maioria, com 52,5%.