A atleta portuguesa é líder mundial do triplo salto e conquistou o pódio na primeira prova do Circuito Mundial de Pista Coberta.
Patrícia conquistou a liderança mundial do triplo salto a 21 de janeiro, quando saltou 14,10 metros. A atleta portuguesa afiliada ao Sporting Clube de Portugal voltou agora a ultrapassar a marca dos 14 metros, desta vez com um salto a 14.01 metros, que lhe deu o pódio no Grande Prémio Internacional de Boston (New Balance Indoor Grand Prix), EUA.
Esta foi a primeira das cinco provas do ‘World Indoor Tour’, um circuito organizado pela Associação Internacional das Federações de Atletismo. A atleta portuguesa viaja agora para a Alemanha, onde a 1 de fevereiro compete no Meeting de Dusseldorf, a segunda prova do ‘IAAF World Indoor Tour’.
Patricia Mamona comprovou que está num bom momento de forma. A atleta leonina, é a melhor triplista mundial do momento, pois lidera o ranking com os 14,10 metros obtidos em Pombal, Portugal, sendo a única que já salta acima dos 14 metros. Em Boston dominou completamente a competição, já que os quatro saltos que realizou davam todos para se sagrar vencedora: 13,96m, 13,65m, 13,80m e 14,01m.
Nadia Eke, do Gana, foi segunda com 13,46m, a sueca Erika Kinsey foi terceira, com 12,99 metros, e a norte-americana Tanasia Lea foi quarta, com 11,78.
No dia 10 de Julho de 2016, no Campeonato Europeu de Atletismo, em Amesterdão, Patrícia Mamona saltou 14,58 metros, conquistando a medalha de ouro e estabelecendo um novo recorde nacional de triplo salto feminino. No mesmo ano, a 14 de Agosto, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, terminou o concurso na 6ª posição, obtendo assim a melhor classificação de sempre do triplo salto feminino português, após um salto de 14,65 metros.