Ribeira de Pena está a ‘embelezar’ Friúme, a aldeia onde viveu Camilo Castelo Branco

Data:

A autarquia que tornar mais atrativa aos turistas a localidade ligada durante alguns anos à história do escritor de ‘Amor de Perdição’

A autarquia de Ribeira de Pena continua a apostar no nome do escritor para promover e atrair visitantes a este concelho do distrito de Vila Real. Desta vez tem em curso um projeto de reabilitação urbana em Friúme para aumentar a atratividade turística daquela localidade ligada por alguns anos à história de Camilo Castelo Branco.
Segundo o presidente da autarquia, aquel é um dos locais mais visitados do concelho e, por isso, “o município tem em curso um projeto de reabilitação urbana, que representa um investimento de 194 mil euros, comparticipado em 85% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”. Rui Vaz Alves explica que a obra visa a promoção da “qualidade ambiental, urbanística e paisagística desta zona do concelho onde viveu Camilo Castelo Branco, de modo a melhorar o bem-estar da população residente e aumentar a atratividade turística”.
Os trabalhos passam por obras nas ruas principais, instalação subterrânea das infraestruturas elétricas e de telecomunicações, substituição da rede de abastecimento de água, e reorganização da rede de drenagem de águas pluviais. “Está ainda prevista a criação de uma zona multifuncional que permitirá a realização de eventos e a ordenação do espaço confinante com a capela localizada no centro da aldeia”, pode ler-se numa nota da autarquia.
Estas obras antecedem um projeto de ampliação da casa-museu, já que a autarquia adquiriu um edifício adjacente que pretende transformar num espaço de acolhimento dos visitantes. O município criou já três roteiros ligados a Camilo Castelo Branco e que guiam os visitantes pelos locais que serviram de inspiração à sua obra.
Camilo Castelo Branco nasceu em Lisboa a 16 de março de 1825 e ficou conhecido por cerca de uma centena de obras que escreveu, acabando por se suicidar na sua, casa em São Miguel de Ceide, a 01 de junho de 1890. Apesar da sua passagem por Ribeira de Pena ter sido curta, este concelho também marcou a sua obra. A novela ‘Maria Moisés’, por exemplo, é passada em Ribeira de Pena, mas acredita-se que ‘Lobisomem’ retrata o seu namoro com Joaquina, uma mulher da localidade de Friúme com quem casou aos 16 anos e teve uma filha, Rosa Branco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.