A autarquia que tornar mais atrativa aos turistas a localidade ligada durante alguns anos à história do escritor de ‘Amor de Perdição’
A autarquia de Ribeira de Pena continua a apostar no nome do escritor para promover e atrair visitantes a este concelho do distrito de Vila Real. Desta vez tem em curso um projeto de reabilitação urbana em Friúme para aumentar a atratividade turística daquela localidade ligada por alguns anos à história de Camilo Castelo Branco.
Segundo o presidente da autarquia, aquel é um dos locais mais visitados do concelho e, por isso, “o município tem em curso um projeto de reabilitação urbana, que representa um investimento de 194 mil euros, comparticipado em 85% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”. Rui Vaz Alves explica que a obra visa a promoção da “qualidade ambiental, urbanística e paisagística desta zona do concelho onde viveu Camilo Castelo Branco, de modo a melhorar o bem-estar da população residente e aumentar a atratividade turística”.
Os trabalhos passam por obras nas ruas principais, instalação subterrânea das infraestruturas elétricas e de telecomunicações, substituição da rede de abastecimento de água, e reorganização da rede de drenagem de águas pluviais. “Está ainda prevista a criação de uma zona multifuncional que permitirá a realização de eventos e a ordenação do espaço confinante com a capela localizada no centro da aldeia”, pode ler-se numa nota da autarquia.
Estas obras antecedem um projeto de ampliação da casa-museu, já que a autarquia adquiriu um edifício adjacente que pretende transformar num espaço de acolhimento dos visitantes. O município criou já três roteiros ligados a Camilo Castelo Branco e que guiam os visitantes pelos locais que serviram de inspiração à sua obra.
Camilo Castelo Branco nasceu em Lisboa a 16 de março de 1825 e ficou conhecido por cerca de uma centena de obras que escreveu, acabando por se suicidar na sua, casa em São Miguel de Ceide, a 01 de junho de 1890. Apesar da sua passagem por Ribeira de Pena ter sido curta, este concelho também marcou a sua obra. A novela ‘Maria Moisés’, por exemplo, é passada em Ribeira de Pena, mas acredita-se que ‘Lobisomem’ retrata o seu namoro com Joaquina, uma mulher da localidade de Friúme com quem casou aos 16 anos e teve uma filha, Rosa Branco.