O Porto concorre este ano com mais 19 cidades europeias e quer voltar a arrecadar o título: a Cidade Invicta já havia arrecadado o prémio em 2012 e em 2014. Para voltar a vencer conta com o voto de todos em www.voteporto.com
A cidade portuguesa integra a lista para ‘Melhor Destino Europeu 2017’ (European Best Destinations), competição promovida pela ‘European Consumers Choice’, uma organização sem fins lucrativos “de consumidores e especialistas”, com sede em Bruxelas que “desenvolve e promove a cultura e o turismo na Europa”, como refere na apresentação da competição.
O Porto – cujo centro histórico do Porto foi classificado pela UNESCO como Património Mundial, em 1996 – concorre este ano com mais 19 cidades europeias: Madrid e San Sebastian (Espanha), Paris e Bonifácio (França), Bruxelas (Bélgica), Viena (Áustria), Roterdão e Amesterdão (Holanda), Berlim (Alemanha), Londres (Inglaterra), Basel (Suíça), Gdansk (Polónia), Atenas (Grécia), Roma e Milão (Itália), Praga (Rep. Checa), Stari Grad (Croácia), Sozopol (Bulgária), Wild Taiga (Finlândia).
E quer voltar a arrecadar o título já conquistado em 2012 e em 2014. Para tal a cidade, a única portuguesa em competição, precisa do envolvimento e do “voto de todos”, pedem os responsáveis pela campanha ‘Vote Porto’. As votações foram abertas ontem e decorrem até ao meio dia de 10 de fevereiro. Podem ser realizadas on-line em www.voteporto.com, num processo simples, que dispensa registo.
A história, o património, a vida cultural, a gastronomia e o Vinho do Porto são aspetos destacados no texto de apresentação da cidade no site de votação. “Porto é um dos destinos turísticos mais antigos da Europa. Sua riqueza do património monumental e artístico, Vinho do Porto, espaços de lazer ao ar livre e da vida cultural são apenas algumas das razões para visitar esta cidade”, destaca o texto, acrescentando que a qualquer hora do dia, 365 dias do ano, “o Porto tem um encanto especial para quem visita a cidade pela primeira vez, como faz para aqueles que voltar para uma segunda visita, para descobrir uma cidade que é ao mesmo tempo moderna e autêntica”.
Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que a cidade é um destino cada vez mais procurado, nomeadamente para viver e trabalhar, e que o número de turistas que visitam a cidade tem vindo a aumentar. Segundo a nota divulgada pela ‘Vote Porto’, os dados relativos a 2016 indicam que aquele foi o melhor ano de sempre para o turismo na cidade, com portugueses (28 por cento), espanhóis e franceses (16 e 10 por cento, respetivamente), a serem as nacionalidades da maioria dos turistas.
Pedro Abrunhosa e Sara Moreira como embaixadores da campanha
Por forma a potenciar as votações no Porto, arrancou também ontem uma campanha apoiada por parceiros institucionais, entre os quais o Futebol Clube do Porto, a Fundação de Serralves, a Casa da Música, o Teatro Nacional São João ou a Metro do Porto. A estas instituições juntou-se um leque alargado de personalidades da cidade que se assumem como “embaixadores”, como Pedro Abrunhosa, Miguel Araújo, Katty Xiomara, Rúben Neves, Sara Moreira e Júlio Magalhães entre outros.