Esposende vai dar mais luz aos espaços públicos

Data:

A atual boa situação financeira do município e os investimentos em tecnologias mais eficientes torna possível a religação da iluminação pública

A Câmara Municipal de Esposende vai restabelecer os pontos de iluminação pública que mandou desligar em 2012. A decisão de desligar 30% dos pontos de luz foi tomada conjuntamente com outras ações “e produziu o efeito de poupança esperado”, garante a autarquia numa nota divulgada à imprensa, onde refere ainda que a “boa situação financeira atual do município, aliada aos constantes investimentos em tecnologias mais eficientes”, torna possível fazer a religação da iluminação pública. “É imperativo saber quando devemos aliviar o esforço/incómodos que causamos aos cidadãos”, afirma o presidente da câmara municipal, Benjamim Pereira.
O Plano de Gestão Sustentada da Energia, implementado pelo município, incluiu várias medidas como a substituição das tradicionais lâmpadas de vapor de mercúrio por lâmpadas de vapor de sódio, ambientalmente mais ajustadas. Foi, ainda, eliminada iluminação decorativa, ajustado o horário dos relógios astronómicos de todos os postos de transformação do concelho e reduzida a potência das lâmpadas instaladas, refere a autarquia, assegurando que estas medidas, desenvolvidas em colaboração com a EDP e as juntas de freguesia, permitiram “uma redução significativa do valor da fatura da iluminação pública”.
Ainda em colaboração com a EDP, o executivo municipal colocou, nos últimos três meses, mais 400 luminárias LED. Num universo total de 11.670 luminárias existentes no concelho, 2.850 estão desligadas, mas a autarquia assume que “será possível religar, desde já, 2.160”. Ficam por ligar luminárias de jardim, decorativas e com mais de um braço, ou seja, um total de 690.
“Apesar da religação, o custo anual com energia elétrica cifrar-se-á 30 mil euros abaixo do custo que se registava aquando da implementação das medidas de gestão energética no concelho, mediante condições similares de imposto e tarifas”, afirma a autarquia na mesma nota divulgada à imprensa. Para prosseguir o plano de gestão da rede de iluminação pública, foi subscrito por Benjamim Pereira, em representação da Câmara Municipal de Esposende e por Mário Guimarães, da EDP, um protocolo para conservação da rede e colocação de luminárias LED.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.