O projeto está a ser dinamizado pela Associação de Jovens Voluntários de Gaeiras e os livros serão selecionados segundo as preferências de cada um.
Foi lançado pela Associação de Jovens Voluntários de Gaeiras (JVG) e quer desafiar as pessoas daquela vila a lerem um livro por mês. E sem terem o trabalho de o ir buscar à biblioteca: a obra escolhida será levada de bicicleta até à porta dos moradores desta localidade do concelho de Óbidos.
Os livros serão selecionados segundo as preferências de cada um e quem aderir a este serviço receberá ainda um envelope que contém um “documento único” – “onde o leitor poderá escrever os seus pensamentos e notas sobre o que leu”, informa uma nota divulgada pela autarquia de Óbidos. Esta espécie de ‘diário’ irá acompanhar sempre o livro pelas casas por onde passar. A distribuição será feita no último sábado de cada mês.
Este é um serviço inteiramente gratuito que inicia já este mês, nas Gaeiras, mas com o objetivo de ser alargado a mais freguesias “e talvez aos concelhos vizinhos”, revela a mesma nota. Segundo uma informação divulgada pela JVG, “a ‘Bibliocleta’ é uma plataforma de partilha de livros, de conhecimento e de felicidade, onde os leitores terão momentos periódicos de reunião e tertúlia entre si para discutir o que sentiram e compreenderam das suas leituras”.
Estão ainda previstas leituras de livros infantis para crianças “e outros momentos literários de relevância para o desenvolvimento pessoal e da comunidade”, acrescenta a informação disponibilizada pela Associação. “A simplicidade do projeto permitirá que este seja replicável e se multiplique por várias regiões de baixa densidade populacional pelo mundo”, diz a JVG, adiantando que “a ‘Bibliocleta’ é uma iniciativa de desenvolvimento sustentável do pensamento crítico”.
Quem pretenda usufruir deste serviço totalmente gratuito, terá que preencher um formulário através do link: https://goo.gl/forms/dOFxWc2u1tANEls42 e aguardar por um contato da JVG. “Depois, basta estar em casa no dia da distribuição para receber o seu livro e devolver o livro do mês anterior para que outros possam dele usufruir. Caso não esteja em casa, poderá fazê-lo noutro dia, na sede da Junta de Freguesia de Gaeiras”, explcia ainda a Associação.