Projeto de um investigador de Coimbra venceu o ‘Santa Casa Challenge’

Data:

Criado por Jorge Sá Silva, pretende ser um elo de ligação entre os problemas sociais e um conjunto de recursos humanos com capacidade e vontade para os resolver

Um professor e investigador do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), venceu da categoria ‘Economia social’ o concurso ‘Santa Casa Challenge’, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML)
O projeto ‘Tech4SocialChange’ de Jorge Sá Silva, que propõe a criação de um Laboratório de Investigação Social baseado na Web e permite “tirar partido de soluções de baixo custo da Internet das Coisas para a resolução de vários problemas sociais”, chamou a atenção do juri, que lhe atribuiu o primeiro prémio na categoria ‘Economia social’.
O projeto “apresenta-se como um elo de ligação entre os problemas sociais e um conjunto de recursos humanos de base académica que dispõe da capacidade e vontade para os resolver”, explcia o docente da FCTUC. O ‘Tech4SocialChange’ é mantido por uma comunidade de estudantes, professores, investigadores e engenheiros “apaixonados pelo impacto social e que querem dar algum do seu tempo para apoiarem projetos sociais com que se identificam e para resolverem problemas que lhes tocam”, acrescenta o também investigador.
O prémio, no valor de cinco mil euros, é visto por Jorge Sá Silva como “um incentivo muito importante para o grupo de investigação”, mas assume “principal importância pelo reconhecimento” que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa atribui ao projeto”.
Por outro lado, defende que a participação da SCML no ‘Tech4SocialChange’ “vai permitir aproximar organizações sociais e a comunidade académica na criação de soluções inovadoras para problemas sociais”, conclui Jorge Sá Silva.
O ‘Santa Casa Challenge’ foi lançado com o objetivo encontrar e premiar as melhores soluções tecnológicas para quatro áreas de intervenção da SCML: saúde, ação social, cultura e património e economia social.
“As soluções apresentadas deverão originar dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação, e ter aplicabilidade prática”, explica uma nota sobre o concurso onde se lê ainda que esses projetos podem resultar de novas ideias ou da aplicação de ideias existentes e estar desenvolvidos ou em fase de desenvolvimento, mas não podem ter sido comercializados ou estar disponíveis no mercado.
As soluções tecnológicas vencedoras poderão ter a possibilidade de desenvolver um projeto-piloto em equipamentos ou serviços da Santa Casa, caso este seja considerado adequado e oportuno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.