Autarquia está ainda a recuperar os ‘vidrões’ para sensibilizar a população para a importância da recolha seletiva dos resíduos urbanos.
A Câmara Municipal de Arraiolos disponibilizou no final do ano cerca de 30 mil euros a 26 entidades do concelho no âmbito da atribuição de subsídios a associações e colectividades.
Este apoio tem em consideração incentivar e assegurar o acesso de todos os cidadãos aos meios e instrumentos de ação cultural.
Com estes apoios, a autarquia local salienta que “urge acrescer a componente e dinâmica associativa do concelho de Arraiolos, com vista ao aumento da qualidade de vida dos habitantes e à participação cívica dos mesmos. Os apoios autárquicos às Associações e Coletividades através de contratos/programa e/ou protocolos, asseguram, que os apoios financeiros e outros, concorram para a dinamização do tecido cultural, recreativo e desportivo, fluindo para uma consolidação da resposta regular das coletividades e para a dinamização das respostas pontuais.
Vidrões recuperados
Desde março do ano passado, a autarquia está a desenvolver a campanha ‘Arraiolos + Limpo’, que tem, entre outros, o objetivo de sensibilizar a população para a importância da recolha seletiva dos resíduos urbanos.
Nesse âmbito, promoveu a recuperação dos vidrões, com a intervenção do artista plástico José Gandaia, que utilizou para os vidrões a colocar na vila de Arraiolos, elementos decorativos inspirados no mais genuíno artesanato do concelho: o Tapete de Arraiolos.
Esta ação iniciada na vila de Arraiolos, vai agora ter continuidade nas outras localidades do concelho, informa a autarquia, acrescentando que a obordagem artística será idêntica à realizada na vila sede do concelho, mas neste caso “recorrendo a elementos identitários das freguesias e localidades, onde os mesmos serão colocados pelos serviços urbanos do município”. “Os vidrões objeto da recuperação feita através deste processo, vão contribuir para melhorar a imagem das nossas freguesias”, defende o executivo autárquico.
A autarquia reafirma a importância do projeto ‘Arraiolos + Limpo’, pois tem permitido “aumentar a recolha seletiva de resíduos urbanos – vidro/papel/embalagens – e onde o incremento de boas práticas na defesa do meio ambiente, são determinantes enquanto contributo para a sustentabilidade ambiental”.