Londres e Manchester serão palco da segunda edição dos ‘Diálogos com a Comunidade’

Data:

Serviços consulares, apoio social, Brexit e ensino centram os debates na Embaixada de Portugal em Londres e no Consulado-Geral em Manchester

A Embaixada de Portugal em Londres (12, Belgrave Square) será palco, a 14 deste mês, dos segundos ‘Diálogos com a Comunidade’. No dia seguinte o encontro com os portugueses volta a realizar-se, desta vez em Manchester, no Consulado Geral de Portugal (1, Portland Street).
Esta é uma iniciativa da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), tendo a primeira edição ocorrido a 22 de Outubro do ano passado, em Bruxelas. Os ‘Diálogos com a Comunidade’ têm como intuito “cultivar um diálogo mais estruturado e sistemático com os portugueses no mundo e dar expressão concreta, nas políticas públicas, aos seus anseios e preocupações”, informa a SECP.
Em Inglaterra, além do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, o evento terá a participação de mais seis governantes: Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques; Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade; Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto; Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro; Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes; Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino.
O ‘Brexit’ e as sua possíveis implicações na vida dos emigrantes portugueses, a proteção de menores, questões laborais e fiscais, a promoção da igualdade e questões linguísticas e de participação eleitoral, são as questões identificadas como sendo as que atualmente mais afetam os portugueses no Reino Unido, e estarão no centro dos debates nos dois dias destes ‘Diálogos com a Comunidade’. “Foram, por isso, convidados os membros do Governo e da Administração Pública responsáveis pelas áreas identificadas como prioritárias”, explica uma nota de informação divulgada pela SECP.

Serviços consulares, apoio social, Brexit e ensino
Em Londres, o debate será aberto às 14h, com uma intervenção do Embaixador de Portugal no Reino Unido, Manuel Lobo Antunes, e dividido em quatro paineis. O primeiro tem como tema ‘Política do Governo para as Comunidades e relacionamento do Cidadão com os Serviços Consulares’. Recenseamento e participação eleitoral; voto dos portugueses residentes no estrangeiro; dupla tributação; influência da alteração da morada no Cartão do Cidadão nas contribuições e impostos; IMI e incentivos fiscais ao investimento no regresso, vão dominar a sessão de informações e o debate.
‘Segurança Social, Apoio Social e Promoção da Igualdade’ é o tema do segundo painel, que dará informações sobre “como transferir as pensões de Portugal para o Reino Unido e vice-versa; em caso de regresso a PT, como transferir os descontos feitos no Reino Unido; limites da intervenção consular face ao sistema britânico; exploração laboral; violência doméstica, proteção de menores e promoção da igualdade”, informa a SECP.
A paritr das 17h15 serão debatidas as ‘Relações Reino/União Europeia’, tendo como tema de fundo o Brexit e as suas possíveis implicações – acolhimento no retorno, repatriações, circulação de pessoas, migrações, relações bilaterais nas áreas da ciência, tecnologia e inovação. O quarto e último painel tem como tema o ensino da Língua Portuguesa no Reino Unido, com a intervenção de Diretora de Serviços de Cultura e Língua do Camões, I.P. Em debate vão estar o futuro do ensino, a escola bilingue – que poderá abrir portas em 2018 – e o alargamento da oferta do Português.
O encontro deverá terminar pelas 19h30, com as intervenções do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e do Embaixador de Portugal.
Os mesmos temas serão debatidos no dia 15, a partir das 13h45, no Consulado-Geral de Portugal em Manchester, com a presença dos sete Secretários de Estado e do Embaixador Manuel Lobo Antunes.
Tendo em conta a limitação de lugares, os interessados em participar deverão enviar email para o endereço de correio eletrónico: brexit.cglondres@mne.pt.

Ana Grácio Pinto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.