O setor da educação volta a ser prioridade, sendo contemplado com 1,5 milhões de euros
O pelouro da ação social destaca-se ao receber uma verba de 1 milhão de euros, mantendo a generalidade dos auxílios que vêm sendo prestados. Neste setor, ganham relevo os programas de apoio à habitação e de reabilitação dos bairros de habitação social.
Outras iniciativas sociais como a ajuda alimentar, a comparticipação de medicamentos ou o apoio à terceira idade estão igualmente no topo das preocupações.
Já os programas de saúde municipais recebem um investimento de 150 mil euros, onde se destaca o projeto «Cuidar», através do qual já foram realizadas 300 cirurgias e perto de 6.000 consultas.
O setor da educação volta a ser prioridade, sendo contemplado com 1,5 milhões de euros. Nesta área, mantém-se a atribuição gratuita de livros escolares a todos os alunos do primeiro ciclo.
Ainda neste pelouro, somam-se os auxílios ao nível das refeições, transportes escolares, recursos humanos, atividades extracurriculares e obras de requalificação do parque escolar.
Relativamente ao desporto e ao apoio a clubes e coletividades, o orçamento municipal de VRSA reserva para 2017 uma dotação de 1,5 milhões de euros, onde se insere a cedência dos espaços municipais para a prática desportiva, bem como o transporte dos atletas e coletividades.
Requalificação urbana no topo das prioridades
A par destes investimentos, a empresa municipal VRSA SGU encontra-se a realizar a maior obra pública jamais realizada na praia de Monte Gordo.
Neste âmbito, irá avançar a requalificação da praia de Monte Gordo, projeto que contempla a renovação dos antigos apoios de praia, a reconstrução do cordão dunar, bem como a construção de um passadiço pedonal ao longo de toda a praia. Toda esta operação está orçamentada em 1,2 milhões de euros.
Em paralelo, será iniciada em 2017, a requalificação da Avenida Marginal de Monte Gordo, obra avaliada em 2,2 milhões de euros e que dará nova vida à principal zona turística do concelho, criando novas áreas de lazer, de comércio e de restauração.
A dotação orçamental para o próximo ano reserva igualmente uma verba de 400 mil euros para a realização de obras de renovação e conservação do mercado municipal de VRSA.