Portugal começa hoje a despedir-se de Mário Soares

Data:

Dois dias depois da sua morte, realizam-se em Lisboa, hoje e amanhã, as cerimónias fúnebres de Estado do antigo Presidente da República. O cortejo fúnebre de Mário Soares, que morreu no sábado no Hospital da Cruz Vermelha, aos 92 anos, iniciou-se esta manhã e terá como primeiro ponto de passagem a sua casa, no bairro do Campo Grande.
Seguirá depois para a Câmara Municipal de Lisboa, pelas 11h30, onde estarão o presidente da autarquia, Fernando Medina, vereadores e outros autarcas. Ali a urna passará do carro funerário para um armão (uma espécie de charrete), com escolta a cavalo da Guarda Nacional Republicana até ao Mosteiro dos Jerónimos, chegando aí pelas 13h.
Ali será recebido pela ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, bem como por uma Guarda de Honra da GNR, com Estandarte Nacional e Banda de Música, constituída por 131 militares.
Hoje a Câmara Ardente será instalada na Sala dos Azulejos do Claustro do Mosteiro dos Jerónimos, estando aberta a todos os cidadãos até às 24h. Amanhã, 10 de janeiro, estará aberta entre as 8h e as 11h da manhã. Pelas 13h, a urna será transportada para o claustro do Mosteiro dos Jerónimos onde terá lugar a Sessão Solene Evocativa de Homenagem. A sessão solene irá começar e terminar com o hino nacional e incluirá excertos da voz de Mário Soares e da sua mulher, Maria Barroso, falecida em 2015, e intervenções dos filhos, João e Isabel Soares.
Ao longo do cortejo, que seguirá para o Cemitério dos Prazeres realizar-se-ão breves paragens em frente ao Palácio Nacional de Belém, à Assembleia da República, Fundação Mário Soares, e à sede do Partido Socialista. O funeral, precedido de honras fúnebres, terá lugar a partir das 15h30. Já no cemitério, a urna seguirá na direção da capela, acompanhada pelas altas entidades. Junto à capela, haverá um último momento evocativo, em que será novamente ouvida a voz de Mário Soares. Depois será feita uma salva de 21 tiros de artilharia, a partir de uma embarcação da Marinha, no Tejo. Após a paragem junto à capela, a urna será transportada por militares das Forças Armadas para o jazigo da família.
Esta é a primeira vez desde o 25 de Abril que se realiza um funeral de Estado em Portugal. O Governo decretou três dias de luto nacional, entre os dias 9 e 11. A bandeira nacional estará colocada a meia haste e qualquer outra bandeira que com ela seja desfraldada terá também de ser hasteada da mesma forma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.