Noites d’Encanto regressam a Cacela Velha

Data:

Entre 14 e 17 de julho, levam à histórica vila coloridos mercados, exposições, dança e música, recriando a história do antigo al-Andalus.

Os sons, cheiros, cores e tradições do Mediterrâneo regressam a Cacela Velha, entre 14 e 17 de julho, em mais uma edição das ‘Noites d’Encanto’, que levam à histórica vila coloridos mercados (souk), salões de chá, exposições, conversas, dança e música, recriando a tolerância e a convivialidade da história do antigo al-Andalus. Naquela aldeia da freguesia de Vila Nova de Cacela (concelho de Vila Real de Sto António) e com a Ria Formosa como pano de fundo, o evento revisita os tempos em que a população moura tinha um importante peso no sul do território, cujas marcas ainda hoje estão presentes nos hábitos, nos costumes e nas paisagens.
Mais de 70 artesãos de diferentes culturas e credos irão conviver em harmonia e mostrar aos milhares de visitantes as suas tradições, trazendo produtos tão diversos como tapetes, acessórios de decoração, chás e especiarias, trabalhando ao vivo as artes que herdaram do legado islâmico.
Nesta edição, a música Gnawa, um dos principais géneros do folclore de Marrocos, que se carateriza pelo uso de cantos, danças e rituais sincréticos para atingir um estado de transe, estará em destaque nas ruas de Cacela Velha. A programação reserva também lugar para sessões de dança tribal com fogo, um workshop de instrumentos de percussão do mundo árabe, um workshop de dança oriental, bem como a exposição «Mouras Encantadas», de Sofia Pinto Correia. O multi-instrumentista Emilio Villalba apresentará diariamente, na igreja de Cacela Velha, um programa de músicas de Al-Andalus interpretadas com instrumentos históricos de enorme beleza visual e sonora.
No centro da vila, a Casa do Pároco irá receber, a 15 e 16 de julho, pelas 19h30, duas conversas descontraídas sobre «Anda Mouro na Costa – A pirataria na costa algarvia», com o historiador Hugo Cavaco, e «Provérbios à roda do Mediterrâneo», com Rui e Marinela Soares.
A gastronomia terá sempre um espaço de destaque, com alguns clássicos da cozinha marroquina, como couscous, espetadas e kebab e, pelo terceiro ano consecutivo, irá realizar-se o concurso de fotografia «Momentos d`Encanto», no qual os visitantes podem tentar captar a foto que melhor defina as Noites d`Encanto.
As Noites d’Encanto são uma organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC), da Ibérica-Eventos e Espetáculos e da Associação de Defesa do Património de Cacela (Adrip).

Noites d’Encanto 2016
Cacela Velha (fregiedia de Vila Nova de Cacela)
14 a 17 de julho
Todos os dias entre as 18h e as 24h
Entrada livre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.