O tabuleiro poente da praça será exclusivamente para uso e acesso pedonal, com a instalação de esplanadas e mobiliário urbano.
A Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, vai ser modernizada, numa requalificação que vai envolver a população num processo de discussão pública. O projeto está integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e recebeu cerca de 690 mil euros para a execução da obra.
“A regeneração urbana da Praça da Liberdade visa devolver este espaço à utilização pedonal, lúdica, plurigeracional e multifuncional”, destaca a autarquia, revelando que se pretende a reordenação do trânsito e do estacionamento, tornando o tabuleiro poente da praça exclusivamente para uso e acesso pedonal, com a instalação de esplanadas e mobiliário urbano. O projeto inclui também um espaço multifuncional que poderá transformar-se num palco, elevando-se do chão, e integrando ainda uma tela dinâmica para projeção ao ar livre.
No lado nascente da praça vai manter-se a circulação de trânsito em torno do tabuleiro apenas num sentido, com estacionamento paralelo à via de circulação nos dois sentidos, revela ainda a autarquia. Este lado da Praça da Liberdade terá um conjunto de repuxos e vaporizadores, uma zona de esplanada e um quiosque com venda de jornais e serviço de pastelaria.
Uma ciclovia vai atravessar os dois tabuleiros num espaço próprio, garantindo a circulação em segurança das pessoas na praça que terá ainda iluminação específica em todas as árvores, nos repuxos e nas fachadas históricas, mas também um carregador rápido para veículos elétricos numa perspetiva de promover a mobilidade sustentável e a redução de emissões de gases.