O navio-escola Sagres está a caminho do Brasil

Data:

Largou de Lisboa a 21 de Junho para a viagem de instrução de 44 cadetes que finalizam o 2º ano da Escola Naval. Segue em direção ao Brasil, onde aportará nos portos das cidades de Recife e Salvador antes de chegar ao Rio de Janeiro. O navio-escola Sagres transporta a bandeira nacional que será utilizada na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e terá ainda como missão ser a Casa de Portugal durante toda a competição.

​A cerimónia de partida decorreu na Gare Marítima da Rocha Conde de Óbidos, em Alcântara, Lisboa. O primeiro-ministro, António Costa, entregou ao comandante do navio-escola Sagres a bandeira nacional que será levada a bordo do navio até ao Rio de Janeiro e será transportada pelo velejador João Rodrigues, o atleta olímpico porta-estandarte da delegação portuguesa, na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, a 5 de agosto.
Antes de chegar ao Brasil, o navio vai visita a Cidade da Praia, Cabo Verde, entre 3 e 6 de julho, sendo este o primeiro porto da viagem. Depois da escala em Cabo Verde, a viagem prossegue para o Brasil. O Sagres chegará ao porto de Recife, capital do estado de Pernambuco, a 19 de julho e ali ficará até ao dia 22, aberto a visitas. Segue depois para a cidade de Salvador, capital do estado da Baía, onde chegará a 26 de julho, aí permanecendo até 28 de julho.
O Rio de Janeiro, será a quarta e última etapa desta viagem. O navio-escola Sagres chega à ‘Cidade Maravilhosa’ a 3 de agosto e ali permanecerá até ao dia 22 do mesmo mês, para ser “a Casa de Portugal durante os Jogos Olímpicos, em resultado da parceria entre a Marinha Portuguesa e o Comité Olímpico de Portugal”, informa um comunicado divulgado pela Marinha portuguesa. “Nos portos de escala, o navio-escola Sagres tem um programa vasto de atividades previstas que inclui visitas a bordo, divulgação e representação protocolar por parte da sua guarnição, bem como diversos eventos organizados juntamente com os parceiros da Marinha que se associaram a esta viagem”, lê-se ano mesmo comunicado.
Para além do primeiro-ministro, a cerimónia de largada teve a presença do ministro da Defesa, Azeredo Lopes, do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, do chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Macieira Fragoso, bem como do presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, da vice-presidente e campeã olímpica, Rosa Mota, do chefe da Missão Rio 2016, José Garcia e do porta-estandarte da equipa olímpica na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
A bandeira nacional foi entregue por António Costa entregue ao comandante do navio-escola Sagres, António Gonçalves, após ter passado pelas mãos de José Garcia e do velejador madeirense João Rodrigues, o mais olímpico de todos os atletas portugueses da história do movimento olímpico nacional, que, no Rio de Janeiro, somará a sua sétima participação olímpica.
Após a estadia no Rio de Janeiro e já sem os cadetes do 2.º ano da Escola Naval, o navio inicia a viagem de regresso, atracando novamente em Cabo Verde, desta vez no Mindelo, Ilha de São Vicente, entre 10 e 12 de setembro. O regresso a Lisboa está previsto para 25 de setembro, altura em que termina a viagem de 97 dias. Para além da instrução dos cadetes, o Sagres cumpre sempre outra missão: levar um pouco de Portugal a muitos portugueses espalhados pelo mundo.

Da Alemanha a Portugal passando pelo Brasil
O atual navio-escola Sagres foi construído em Hamburgo, Alemanha, no ano de 1937, sendo denominado então por ‘Albert Leo Schlageter’.
No final da Segunda Guerra Mundial, e com a partilha dos despojos pelos vencedores, seguiu para os Estados Unidos da América, mas nenhuma instituição quis ficar com o navio.
Ao fim de três anos foi finalmente cedido à Marinha do Brasil, pelo valor simbólico de cinco mil dólares, “com o intuito de fazer face aos danos causados pelos submarinos alemães aos seus navios, durante a guerra”, pode ler-se na página eletrónica dedicada ao navio-escola. Passou a chamar-se ‘Guanabara’ e fez inúmeras viagens de instrução ao longo da costa brasileira.
Portugal adquiriu-o em 1961 para substituir a antiga Sagres que também havia sido navio alemão. O contrato de venda foi assinado no Rio de Janeiro, pelo valor de 150 mil dólares. Incorporado na Marinha Portuguesa  a 8 de fevereiro de 1962, além do nome também herdou do anterior navio-escola a Cruz de Cristo que exibe nas velas, assim como a efígie do Infante D. Henrique, patrono e figura de proa do navio.
Com a nova Sagres, a Marinha Portuguesa prosseguiu o objetivo de manter um navio-escola veleiro para assegurar a formação marinheira dos seus futuros oficiais.
O navio-escola Sagres já realizou três voltas ao mundo, visitou mais de 160 portos estrangeiros em 60 países e acolheu inúmeras figuras ilustres, além de milhões de visitantes.

Militares, cadetes e uma atleta olímpica…
Nesta viagem o Sagres tem uma guarnição composta por 128 militares – 9 oficiais, 16 sargentos e 103 praças – além de dois mergulhadores e dois aspirantes da Escola Naval, um deles oriundo de Cabo Verde, que cumprem o estágio de embarque. Como viagem de instrução, leva os 44 cadetes do 2º ano da Escola Naval acompanhados do respetivo diretor de instrução, do comandante de companhia e de um sargento.
Viaja ainda um guarda-marinha da US Navy e, pelo simbolismo da viagem, segue em representação do Comité Olímpico de Portugal a velejadora Joana Pratas, que representou Portugal em três olimpíadas (Atlanta, Sydney e Atenas).
O navio vai estar aberto a visitas em todos os portos. “No Rio de Janeiro, em resultado da excelente relação com a Marinha do Brasil, o NRP Sagres vai ficar atracado próximo da praça Mauá, no Cais da Portuguesa, na Ilha das Cobras”, informa um comunicado divulgado pelo Comité Olímpico de Portugal. Em média, o navio-escola Sagres costuma receber cerca de 10 mil visitas por dia.
Ana Grácio Pinto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.