Fábricas romanas de Sines vão ser recuperadas

Data:

As fábricas romanas do Largo João de Deus (século I), junto ao Castelo de Sines, vão ser recuperadas e musealizadas.

A Câmara Municipal recebeu da autoridade de gestão do Alentejo 2020 a confirmação da aprovação da candidatura e vai agora lançar o concurso da empreitada.
“Para além da salvaguarda do interesse histórico e cultural destas fábricas de preparados piscícolas da Época Romana (século I), cuja estrutura vai ser recuperada, a autarquia pretende com este projeto atingir objetivos mais latos, mediante a sua musealização, de forma a atrair um público mais vasto para a visita ao património local”, informa o executivo autárquico numa nota.
 “A localização das “salgadeiras” numa área aberta, junto de um dos mais importantes acessos à praia, irá chamar a atenção de públicos que de outra forma não entrariam num museu convencional”, refere a autarquia.
As fábricas romanas foram descobertas em 1990 e escavadas em duas campanhas, nos anos seguintes. Devido à sua rápida degradação ao ficarem expostas, foram novamente enterradas com o acordo da tutela, até que se conseguisse financiamento para um projeto maduramente desenvolvido, o que agora aconteceu.
Com este projeto, a Câmara Municipal de Sines pretende não apenas realizar uma operação de restauro exemplar, mas igualmente cobrir e musealizar o sítio, com uma solução arquitetónica que para além da função de proteção, “seja ela própria um veículo de comunicação, recriando a volumetria da fábrica original e evocando os recursos marinhos que aqui eram preparados”.
A recuperação e musealização das fábricas romanas é um investimento de 170 mil euros, cofinanciado em 85% com fundos FEDER/União Europeia, no âmbito do programa operacional Alentejo 2020 do Portugal 2020. À autarquia caberá garantir a participação nacional, no montante de 25.500 euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.