“Somos o segundo país no mundo para onde mais portugueses estão a emigrar…”

Data:

José Inácio Sebastião é Conselheiro das Comunidades na Suíça e presidente da Associação Laços que juntamente com a Associação Cultural de Expressão Portuguesa e o Rancho Folclórico Estrelas de Portugal de Genebra organizam as comemorações do dia de Portugal em Genebra, onde todos os anos é elevado bem alto o nome de Portugal.

Qual é a importância de celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas?
É um dia muito importante para Portugal, pois celebra também as comunidades. E a nossa comunidade aqui na Suíça esta a crescer cada vez mais. Nós já ultrapassamos largamente os 200 mil portugueses na Suíça. É a segunda comunidade que mais aumenta no estrangeiro e é o segundo país para onde mais portugueses emigram.
É muito importante por isso manter os laços, uma vez que mesmo estando aqui, continuamos a ser portugueses, mesmo muitos de nós que temos a dupla nacionalidade, continuamos sempre com muito carinho e muito ligados à Pátria. Para além do dia 10 de Junho, temos também muitos outros eventos durante o ano, mas este dia é celebrado em todo o Mundo homenageando também Camões e as Comunidades e isso é muito importante para nós porque a comunidade junta-se. Esta é uma das razões para estas três associações que se organizam com a colaboração do Consulado Geral de Portugal organizarem esta festa. Para nós tem uma importância e um simbolismo muito grande. Viu-se aqui, mais uma vez, a emoção que os portugueses manifestaram ao entoar o hino nacional e nos aplausos, no final. Penso que isto mostra a ligação que mantemos a Portugal. Somos emigrantes, mas continuamos a ser muito portugueses.

O que significa para si a presença de um Ministro do Governo de Portugal nestas celebrações?
Eu acho muito bem, é o reconhecimento do nosso trabalho e não só, é o reconhecimento dos portugueses no exterior e em particular da comunidade de portugueses na Suíça. O Presidente da República foi a França, o Ministro do trabalho e Segurança Social, esteve aqui, também esteve o nosso embaixador nas Nações Unidas, bem como outras personalidades da vida politica ao nível das câmaras municipais e do Cantão de Genebra. Marcaram também presença personalidades ligadas às artes e à cultura aqui na Suíça. A participação do Ministro para nós é um bónus que premeia todo o nosso trabalho mas acima de tudo, um brinde para a comunidade portuguesa na Suíça. Significa que Portugal não esquece as suas comunidades da mesma forma que as comunidades não esquecem Portugal.

O mau tempo não foi impedimento para uma grande festa?
As associações decidiram organizar algo diferente este ano, decidimos fazer uma “festa campal”, no exterior, porque queríamos promover Portugal na Suíça, mas promover também os portugueses que estão cá, os empresários, a cultura e as associações portuguesas, por isso decidimos fazer a festa no exterior. Como puderam ver tivemos artesanato português, empresas portuguesas com stands, cavalos… Um dos objetivos foi promover Portugal e os portugueses que temos aqui. Normalmente no mês de Junho costuma estar um belíssimo sol na Suíça, todos os anos temos feito eventos em Junho e nunca tinha chovido. Este ano, infelizmente, choveu, mas não foi suficiente para desmoralizar as pessoas que se mantiveram na festa sem arredar pé, abrigadas nos telheiros que há no recinto. Tentámos controlar tudo, todas as associações estão de parabéns, mas a chuva não se pode controlar. A organização desta festa começa um ano antes, não se pode à última hora mudar tudo, mas mesmo com a chuva correu muito bem.

Queria deixar um convite para o Presidente da República?
Quero aproveitar para, enquanto presidente da Associação Laços, mas também Conselheiro das Comunidades na Suíça, lançar o desafio ao Presidente da República para vir fazer as comemorações do 10 de Junho aqui na Suíça. Somos a comunidade que mais tem crescido na Suíça, somos o segundo país no Mundo para onde mais portugueses estão a emigrar. Deixo aqui o convite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.