No próximo dia 2 de julho irá decorrerá a terceira edição do mercado tradicional ‘O Feirão’, uma iniciativa do Grupo de Folclore Casa de Portugal que irá recriar na Praça Guillemò da capital andorrana uma feira portuguesa à moda antiga e que estará integrada na capitalidade ibero-americana da cultura, este ano outorgado a Andorra la Vella.
Ao finalizar a tarde de sábado, a partir das 18 horas, as cinco zonas temáticas escolhidas pelos elementos do Grupo para recrear o mercado tradicional irão receber o público que poderá degustar os melhores petiscos na improvisada tasca, irão apreciar o artesanato português, poderão adquirir os melhores azeites e enchidos assim como os melhores doces e a broa de milho, terminando no espaço dedicado aos produtos do campo e da capoeira.
A atividade de feirar será acompanhada musicalmente com a atuação do Grupo de Folclore Casa de Portugal com as suas danças e cantigas tradicionais. Além do mercado tradicional, às 19 horas será inaugurada no hall do Centro Cultural la Llacuna, a exposição “Mosaicos de uma cultura”, um trabalho fotográfico do Grupo de Folclore Casa de Portugal que recria nos espaços mais emblemáticos do Principado, diferentes atividades do quotidiano das gentes minhotas a inícios do século XX. Este momento contará com a presença do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa que proporcionará momentos de Cante Alentejano inéditos no Principado, património imaterial da Unesco.
O Cante Alentejano percorrerá depois as ruas da capital do Principado até ao mercado tradicional onde, conjuntamente com os elementos do Grupo de Folclore Casa de Portugal irão enriquecer a oferta musical do Feirão.
Esta iniciativa conta uma vez mais com o apoio do Comú (Câmara Municipal) de Andorra la Vella e irá ser retransmitido através da web rádio Ondas de Portugal.
O Grupo de Folclore Casa de Portugal é uma instituição fundada a 1 de maio de 1996 e no decorrer de 2016 tem realizado um conjunto de iniciativas culturais para celebrar duas décadas de cultura e amizade.
José Luís Carvalho