Pioneira na comercialização de produtos portugueses em França

Data:

Reclama o título de ser a pioneira na comercialização dos produtos portugueses em França, e apresenta, orgulhosa, o seu curriculum. “Comecei com uma loja em 1987 que durou quinze anos e que acabaria por vender ao senhor Manuel da Alimentaria porque entretanto resolvi ir para Portugal descansar, depois voltei, passados dez anos, para montar esta loja há seis anos atrás”, conta Lucília Gil.

Natural de Pombal, foi para França com menos de um ano de idade e já reside naquele país há 42 anos. Confessa que o negócio nasceu na família. Os pais eram ambos agricultores e já vendiam nos mercados, por isso remata que “isto já nasce com a pessoa”. Para Lucília Gil, é preciso ter muita paciência para este negócio, porque é necessário atender os clientes, cativá-los e mantê-los sempre satisfeitos e por isso, é preciso gostar muito daquilo que se faz.

4.800 referências
O “Marché Gourmet” tem 4.800 referências que correspondem a outros tantos produtos portugueses, mas que não estão sozinhos, porque a clientela de outras nacionalidades a isso obriga. Aqui vêm franceses, cabo-verdianos, italianos, marroquinos, “está tudo misturado e gostam muito dos produtos portugueses”,  diz-nos Lucília Gil.
Os produtos, que vende compra-os aos grossitas, também portugueses, que importam diretamente de Portugal e há já muitos em França. Acha que os produtos portugueses deviam impor-se ainda mais, porque ao fim e ao cabo têm uma grande qualidade e há uma grande variedade que devia ser mais divulgada.
Quanto ao futuro acha que esta nova geração tem mais honra em ser português, ao contrário do seu tempo em que muitas vezes havia uma certa vergonha. No entanto hoje são menos consumidores, apesar disso acha que haverá futuro para quem se souber atualizar com os novos hábitos e tendências, porque o consumo já não tem nada a ver com o que era. Já não se fazem compras para “matar a saudade”, hoje fazem-se compras para o dia-a-dia. E para Lucília o grande problema é que os portugueses vão aos poucos deixando de transmitir a sua cultura e as verdadeiras tradições aos filhos. “Esse é que é o grande problema”…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.