Jovens da Azambuja destacam-se na 10ª Mostra Nacional de Ciência

Data:

Projetos sobre o potencial da casca de banana na redução de níveis de níquel nos rios e sobre um suplemento alimentar para combate à osteoporose e raquitismo foram premiados

Ana Silva, Gustavo Carvalho e Joana Cabaço têm 17 anos e fazem parte de dois dos seis grupos de jovens que ganharam os principais prémios da 10ª Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude.
A Escola Secundária da Azambuja que concorreu com cinco projetos viu dois deles serem galardoados com o 2º prémio em ex-equo, ambos sob orientação da professora Margarida Duarte. Os estudantes usaram uma simples casca de banana para mostrar que é possível resolver o problema do despejo inconsciente de substâncias nocivas nos efluentes. “Este trabalho utilizou a biomassa de casca de banana para diminuir a concentração de corantes catiónicos e de metais pesados nos efluentes industriais”, explicam.
Em segundo lugar ficaram também Henrique Gonçalves e Margarida Sousa, de 17 anos, e Nelya Kril, com 18, que a partir da determinação da quantidade de cálcio biodisponível na casca de ovo desenvolveram um suplemento alimentar rico em cálcio, que supre as necessidades diárias de acordo com a idade. Os estudantes demonstraram que os ovos podem ter um valor incontestável em países onde a malnutrição tem um impacto massivo. “Mostramos que há claras vantagens em consumir ovos biológicos (de galinhas criadas ao ar livre) em vez de ovos de aviário. Além do respeito pelos animais, que todos devemos ter, as cascas dos seus ovos mostraram ter maior quantidade de cálcio biodisponível. Transformamos as cascas de ovos, resíduo até agora sem valor, num bem precioso no combate a doenças como o raquitismo e a osteoporose”, explicaram os autores do projeto.
O projeto ‘Determinação da quantidade de cálcio biodisponivel na casca de ovo’ segue para a Final Europeia de Ciência que se realiza de 15 a 20 de Setembro deste ano, em Bruxelas e o projeto ‘Biomassa da casaca de banana na limpeza de águas coloridas com excesso de níquel’ vai concorrer na Feira Internacional de Ciências e Tecnologias (Intel ISEF) que se realiza de 14 a 19 de Maio de 2017, em Los Angeles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.