No total, foram realizadas 4.549 consultas e 5.592 tratamentos, informa uma nota divulgada pela autarquia de Braga.
O Centro de Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O) é um dos projetos do programa ‘Braga a Sorrir’ e graças a ele 917 pessoas receberam cuidados de saúde oral. Entre estes, contabilizam-se habitantes em situação de carência socioeconómica, pobreza e exclusão social. No total, foram realizadas 4.549 consultas e 5.592 tratamentos, informa uma nota divulgada pela autarquia de Braga.
“Com um ano de atividade, a clínica conta com uma equipa de nove colaboradores e com apoio de 16 voluntários e 19 instituições parceiras.
No total, já foram colocadas 113 próteses dentárias e doadas mais de 1800 escovas e pastas de dentes”, informa a mesma nota.
“Este balanço revela que os nossos objetivos foram plenamente cumpridos e que a intervenção no concelho de Braga era, de facto, fundamental. Os ganhos são diretos na saúde e indiretos pelas condicionantes sociais”, refere Miguel Pavão, presidente da ONG Mundo a Sorrir, acrescentando que do total de consultas agendadas “apenas 7% não se concretizou devido a faltas dos doentes, o que para a maioria destes doentes, esta é a única resposta, para uma necessidade premente de cuidados ao nível da saúde oral”.
Segundo a autarquia bracarense, o Programa Braga a Sorrir visa, fundamentalmente, a melhoria dos cuidados de saúde oral da população, “disponibilizando e reforçando o acesso das populações mais carenciadas e desfavorecidas e com menor acesso aos cuidados de saúde, aos cuidados básicos de saúde oral”.