O evento regressa à histórica vila alentejana entre 8 e 12 de Junho
O evento regressa à histórica vila alentejana de Arraiolos entre 8 e 12 de Junho. A tradicional exposição de artesanato, com destaque para a Mostra de Tapetes de Arraiolos estendidos pelas ruas e locais nobres do centro histórico é o ponto alto de ‘O Tapete Está na Rua’, que divulga ainda o melhor da gastronomia do concelho e conta com um Mercado Medieval.
Para completar a programação a música ficará por conta de artistas nacionais: dia 10, AGIR e dia 1, João Pedro Pais.
‘O Tapete Está na Rua’ é promovido pelo executivo municipal e pretende ajudar a “salvaguardar, preservar e divulgar a qualidade e diversidade da identidade arraiolense, bem como alentejana, valorizando acima de tudo o artesanato que se destaca nos seus genes: o Tapete de Arraiolos”, explica uma nota divulgada pela autarquia.
Recorde-se que a autarquia tem em curso um processo de candidatura do tapete a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, além de prosseguir os esforços para a certificação deste genuíno produto do concelho.
Por esta razão também quem se deslocar a Arraiolos poderá ver de perto com o maior Tapete de Arraiolos, feito na vila. O tapete tem 120m2 e foi feita por tapeteiras arraiolenses, num saber que passou de mães para filhas ao longo dos séculos. A peça foi inspirada no desenho e decoração de um dos mais belos exemplares deste género de bordado, que data o séc. XVII e está exposto no Museu Nacional Machado de Castro.