Até 9 de junho vai aproximar o cinema do seu público e mostrar o que de melhor se tem feito por cá
Depois de ser selecionada para o Short Film Corner, uma secção não competitiva do Festival de Cannes, a curta-metragem ‘LUX’ vai percorrer o país, lado a lado com as películas ‘A Máquina’ e ‘Alda’.
Entre 29 de Abril e 9 de Junho a LUX Road Trip pretende aproximar o cinema português do seu público e mostrar o que de melhor se tem feito por cá. A curta-metragem vai percorrer várias cidades nacionais até Junho deste ano.
Passando, sobretudo, por escolas, cineteatros e cineclubes de vários concelhos do país, o projeto inclui quatro jovens recém-licenciados na área do cinema, uma autocaravana e a exibição de ‘LUX’, a par das curtas-metragens ‘A Máquina’, de Mafalda Marques e ‘Alda’, de Ana Cardoso, Filipe Fonseca, Liliana Sobreiro e Luís Catalo.
Tendo partido da premissa base de não querer “que o LUX ficasse só para nós e para os festivais”, como afirma Mariana Mendes, produtora da curta-metragem, a LUX Road Trip pretende, assim, perceber a relação entre o cinema português e o seu público e, sobretudo, aproximá-los, levando as películas para lá de clichés e das salas usuais para a sua exibição.
“O nosso maior objetivo era um dia, daqui a vinte anos, haver um jovem com uma curta-metragem em Cannes, depois de sair do curso, e que, quando lhe perguntarem como surgiu a paixão pelo cinema, diga algo do género: ‘um dia foram à minha terra mostrar um filme e eu pensei ‘Isto afinal até é giro. Acho que é isto que eu quero fazer’’, confessa . Pode até nem se lembrar qual foi, mas o importante é que foi isto que fez este jovem, ou mais do que um, querer seguir esta área”, afirma Bernardo Lopes, um dos realizadores de LUX. A LUX Road Trip percorrerá, por isso, entre 29 de Abril e 9 de Junho, localidades como Santarém, Rio Maior, Faro, Leiria, Figueira da Foz, Viana do Castelo, Santo Tirso, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Estremoz, Salvaterra de Magos, Beja e Lisboa.