AAC está a promover a campanha ‘Na Queima Segura-te’, para previnir comportamentos abusivos e de risco
A Associação Académica de Coimbra (AAC), em colaboração com diversas entidades, está a promover a campanha ‘Na Queima Segura-te’, que quer sensibilizar contra a violência, consumo de álcool, tabaco e droga, poluição e excesso de lixo durante a Queima das Fitas, que arrancou sexta-feira e se prolonga até 13 de maio.
“O principal objetivo desta iniciativa é sensibilizar a comunidade estudantil, conciliando com um dos maiores eventos de estudantes a nível nacional, a Queima das Fitas 2016, para que estes tenham comportamentos mais responsáveis, promovendo assim boas práticas e maior segurança para todos os cidadãos de Coimbra”, informa a AAC.
A secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, que esteve presente na conferência de imprensa de lançamento da campanha, lembrou que é possível aliar a diversão à cidadania.
No recinto da Queima das Fitas, o Grupo Ecológico vai propor a troca de 40 copos de plástico por um copo reutilizável (recolheram 47 mil em 2015), os jovens serão alertados para os malefícios do tabaco, para comportamentos de risco, como consumo de álcool e de substâncias psicoativas e sexo desprotegido, e serão feitos testes de alcoolemia.
Os parceiros deste projeto são o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, InOutCister, “Há Noites Assim”, Grupo Ecológico da AAC e o movimento “Não lixes…”.