A Grande Prova de Vinhos Verdes em Tóquio, no Japão, marcou o arranque da missão de promoção com 28 produtores no mercado japonês.
A iniciativa é da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, que pretende tirar partido da «combinação ideal» que estes vinhos asseguram com a gastronomia japonesa para promover o crescimento das exportações.
Recorde-se que em 2015, os vinhos verdes venderam 570 mil euros para este mercado, o que representou um aumento de 49% face ao ano anterior, mas a convicção dos operadores é que as potencialidades são muito maiores. Basta ter em conta que a metrópole de Tóquio tem 13,35 milhões de habitantes.
Além da grande prova e da participação das empresas portuguesas na “Wine and Gourmet”, que decorreu de 13 a 15 de abril. A semana na capital nipónica fica marcada por várias iniciativas dirigidas a importadores e à imprensa especializada local, como um seminário educativo com Nobuhiko Hashimoto, formador na Academie du Vin – a escola de vinhos mais antiga do Japão e que, em 2017, comemora 30 anos -, ou as formações técnicas sobre a centenária Região dos Vinhos Verdes.
Vinhos verdes mostram no Japão todo o seu potencial
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