São 61 os atletas portugueses que já confirmaram a presença nos Jogos Olímpicos do Brasil.
Destes, 18 fazem parte da equipa que irá disputar o torneio de futebol (que vai defrontar a Argentina, a Argélia e as Honduras).
Também 18 são os atletas no atletismo com Marta Onofre, no salto com vara, e Irina Rodrigues, no lançamento do disco, a serem as últimas a garantirem o apuramento.
Assim, Ana Cabecinha (20 km marcha), Dulce Félix (maratona e 10.000 m), Filomena Costa (maratona), Inês Henriques (20 km marcha, João Vieira (20 km marcha e 50 km marcha), Miguel Carvalho (50 km marcha), Nélson Évora (triplo salto), Susana Costa (triplo salto), Patrícia Mamona (triplo salto), Pedro Isidro (50 km marcha), Rui Pedro Silva (maratona), Sara Moreira (10.000 m e maratona), Sérgio Vieira (20 km marcha), Susana Feitor (20 km marcha), Vanessa Fernandes (maratona), Vera Santos (20 km marcha), Tsanko Arnaudov (lançamento do peso) e Yazaldes Nascimento (100 m) e Daniela Cardoso (20 km marcha), e as já mencionadas Marta Onofre e Irina Rodrigues, já garantiram os mínimos e a consequente presença nos Jogos.
Embora estejam referenciados 21 atletas com mínimos, apenas 18 estarão no Rio2016, já que existem cinco atletas com mínimos na prova de 20 km marcha e outras quatro na maratona, disciplinas cuja quota por nação é limitada a três presenças.
Na ginástica, Filipa Martins e Gustavo Simões já garantiram a presença competição individual feminina e masculina de ginástica artística dos Jogos Olímpicos Rio2016, durante o evento teste realizado este mês no Rio de Janeiro.
A cavaleira Luciana Diniz garantiu uma quota para Portugal na disciplina de saltos de obstáculos nos Jogos Olímpicos Rio2016.
A atleta luso-brasileira, de 45 anos, já esteve por duas vezes nos Jogos Olímpicos, em Atenas2004, ainda pela seleção do Brasil, e em Londres2012, nos quais, já por Portugal, foi 17ª classificada.
Na canoagem, são seis as vagas portuguesas, enquanto Alexis Santos e Diogo Carvalho são os únicos portugueses, para já, com mínimos na natação (ambos nos 200 metros estilos).
Portugal tem também asseguradas presenças no taekwondo, com Rui Bragança, em -58 kg, e no tiro, com uma vaga para as provas de pistola de ar comprimido 10 m e pistola 50 metros assegurada pelo experiente João Costa.
No ciclismo de estrada português são quatro as vagas garantidas para os Jogos Olímpicos Rio2016 e terá mais um atleta do que em 2012, sendo que um destes quatro atletas participará também no contrarrelógio.
Sara Carmo (Laser Radial), Gustavo Lima (Laser), João Rodrigues (RS:X) e a dupla Jorge Lima/José Costa (49er) são os portugueses que vão participar na Vela.
No ténis de mesa, Marcos Freitas, Tiago Apolónia e Fu Yu garantiram a presença nos torneios de singulares.
Portugal terá pelo menos um quarto elemento nos Jogos Olímpicos, para completar a equipa masculina, que se apurará pelo ‘ranking’ de países – a equipa lusa é a quinta do mundo, segunda europeia.
Com Freitas (15.º do mundo) e Apolónia (20.º) apurados, a federação lusa terá de optar entre João Monteiro (31.º) e João Geraldo (75.º).
Já há 61 portugueses apurados para os Jogos Olímpicos
Data: