Ramiro Alves, é o proprietário do supermercado “ Les Saveurs du Portugal”, em Achéres, França. Flaviense de gema recorda que chegou a França em 1969, tendo nascido em 1957, ou seja, emigrou com 12 anos de idade. Sempre trabalhou no comércio e antes de se estabelecer era quadro comercial das Galerias Lafayette, “uma grande escola”, como refere.
Com uma apresentação cuidada e típica portuguesa, ao longo das prateleiras encontramos de tudo ao nível de produtos alimentares portugueses e refeições que o cliente pode levar para casa, confeccionadas no dia como especialidades portuguesas, frango assado, churrasco, leitão da bairrada e cabrito assado.
Presta ainda serviço de fornecimento de refeições para festas de família, como casamentos, batismos, comunhões ou aniversário. A portugalidade da loja sente-se logo no exterior, onde duas centenárias oliveiras portuguesas do Nordeste transmontano – Valpaços – embelezam o espaço.
Juntamente com a simpatia do atendimento da sua família, já que estamos perante uma empresa familiar que congrega a esposa, a filha e o filho e o outro seu filho, começou ali “a escola da vida” e hoje estão os três de igual modo estabelecidos. Entre o atendimento dos clientes Ramiro Alves refere que “já devia ter começado há muito mais tempo a comercializar produtos alimentares portugueses, ou seja, a ter-me estabelecido neste ramo de negócio.
A cidade que é geminada com Amarante, tem uma vasta comunidade portuguesa, na ordem dos 22%, segundos os registos, num universo de 24 mil habitantes; onde muitos são meus clientes se bem que à hora das refeições a clientela que entra na loja sejam mais franceses”.
Refere que os produtos portugueses tem muita aceitação e qualidade, e quanto ao fator preço salienta: ”não se pode dizer que são dos mais baratos, apesar de alguns artigos não serem mais caros que em Portugal”. Ao fim de semana emprega 10 pessoas e efetivos no dia a dia são seis os seus colaboradores.
Noventa por cento dos seus produtos são importados diretamente dos produtores e fornecedores de Portugal. “Gostaria de ter à venda produtos regionais como vinho, azeite, enchidos, fumeiro e queijo de todas as regiões de Portugal, mas neste momento necessitava do triplo do espaço e esse será o próximo passo que Les Sauvers du Portugal irá dar: abrir um novo espaço, em que a área de frio e congelados vai crescer muito mais e toda a nova loja vai ser uma grande espaço comercial”.
Dado esta visita e reportagem se inserir no acompanhamento da visita empresarial que o Grupo Jean Pina promoveu e em que trouxe da sua cidade a Guarda “uma embaixada comercial e autárquica a promover a Guarda na cidade Luz”.
Ramiro Alves sobre este evento refere que “é fabuloso, não conhecia o João Pina, conheci-o há dias, quando propôs esta visita ao meu espaço, e a iniciativa é fabulosa; outros concelhos e regiões deveriam fazer o mesmo, de promoção dos seus concelhos e seus agentes económicos neste vasto mercado, onde todos tem o seu lugar”.