O FC Porto voltou a perder para a I Liga portuguesa de futebol, na visita ao Paços de Ferreira, por 1-0, e deixou Benfica e Sporting mais sozinhos na frente da classificação.
Na ressaca da derrota caseira com o Tondela (1-0), os ‘dragões’ somaram o sexto desaire na competição, o segundo consecutivo, algo que não ocorria desde 2008/09, quando conquistaram o tetracampeonato, sob o comando de Jesualdo Ferreira.
Na altura, o FC Porto perdeu em casa com o Leixões (3-2) e na visita à Naval 1.º de Maio (1-0), em jogos da sexta e sétima jornadas, uma sequência que se seguiu a uma derrota na receção aos ucranianos do Dínamo Kiev (1-0), para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
Diogo Jota, a 10 minutos do final do encontro, sentenciou a receção do Paços de Ferreira aos ‘dragões’, que permanecem no terceiro lugar, mas já a 10 pontos do Sporting, segundo classificado, e a 12 do líder e bicampeão Benfica, após as vitórias dos ‘rivais’ na ronda e quando faltam cinco jogos para o final do campeonato.
Os pacenses regressaram aos triunfos, após uma derrota na visita ao Estoril-Praia (1-0) e o empate na receção ao Moreirense (0-0), e subiram ao sétimo lugar, com os mesmos 39 pontos do Estoril-Praia, que ‘caiu’ para oitavo.
A formação comandada por Jorge Simão aproximou-se provisoriamente do Rio Ave, sexto e que recebe o Vitória de Guimarães na segunda-feira, e do Arouca, que empatou na abertura da jornada no terreno do Boavista (0-0).
Os ‘axadrezados’ acabaram por conquistar um ponto aos rivais diretos na descida Académica e União da Madeira, derrotados na ronda por Benfica (2-1) e Tondela (1-0), que somou o segundo triunfo caseiro na época de estreia na I Liga.
Pica, aos sete minutos do encontro, ofereceu o segundo triunfo consecutivo aos tondelenses, que ficaram agora a seis pontos de Boavista e União de Madeira e a três da Académica, penúltima.
O Sporting de Braga sofreu para empatar 1-1 na receção ao Moreirense, conseguindo apenas o empate aos 90+5 minutos, pelo central francês Boly, depois de Evaldo ter dado vantagem à formação de Moreira de Cónegos.
Os bracarenses, que jogaram os minutos finais em superioridade numérica, devido à expulsão de Vítor Gomes, até podiam ter empatado antes, aos 63, mas o guarda-redes Stefanovic ‘negou’ o festejo de Josué ao defender uma grande penalidade.
A formação comandada por Paulo Fonseca segue no quarto lugar, com 51 pontos, enquanto os orientados de Miguel Leal ocupam o 14.º lugar, com os mesmos 29 pontos do Vitória de Setúbal, que hoje perdeu na receção ao Belenenses, por 1-0. O espanhol Juanto Ortuño foi o autor do tento ‘azul’ no Estádio do Bonfim.
A goleada do dia foi protagonizada pelo Nacional, que venceu por 4-1 na receção ao Estoril-Praia, com tentos de Soares, Salvador Agra, Nenê Bonilha e Witi para os insulares e de Marion para os estorilistas.
A ronda fica completa na segunda-feira, quando o Rio Ave, sexto com 42 pontos, tentar igualar o Arouca, quinto com 45, na receção ao Vitória de Guimarães, 11.º com 35.