Perto de quatro centenas de músicos no Festival Internacional de Música de Viseu

Data:

Cerca de quatro centenas de músicos vão marcar presença no Festival Internacional de Música da Primavera, que vai decorrer em Viseu ao longo de 27 dias, segundo a vereadora da cultura da câmara local, Odete Paiva.
“Este é um evento que terá dois grandes momentos: o festival em si e o concurso internacional de guitarra. Serão 27 dias de festival, com 27 concertos e 368 músicos nacionais e internacionais”, revelou.
Na conferência de apresentação do programa do 9.º Festival de Música da Primavera de Viseu, que decorre de 8 a 30 de abril, Odete Paiva explicou que, neste grupo de quase quatro centenas de músicos, 12 são internacionais, das áreas da guitarra, piano, saxofone e bandoneon.
“Vamos abrir o festival à cidade, mas também aos que não podem vir. Esta é a marca mais distintiva do festival: vem ouvir música quem quer, mas também levamos a música a quem não pode vir”, informou.
Ao longo de 27 dias, a iniciativa passará por 12 palcos e salas da cidade, com destaque para o Teatro Viriato, aula magna do Instituto Politécnico de Viseu e Solar do Vinho do Dão.
O evento contempla também uma vertente pedagógica, que vai levar a música a mais de 500 pessoas de diferentes instituições, entre as quais o Estabelecimento Prisional de Viseu, Lar Viscondessa de São Caetano, a Associação Portuguesa Pais e Amigos Cidadão Deficiente Mental (APPADCM) e ala pediátrica do Hospital de São Teotónio.
De acordo com a mesma autarca, durante a 9ª edição deste festival, terá também lugar, de 26 a 30 de abril, o 2.º Concurso Internacional de Guitarra de Viseu, em que estarão presentes concorrentes de pelo menos seis nacionalidades, desde Espanha a Hong Kong.
O primeiro classificado neste concurso receberá um prémio monetário no valor de oito mil euros e terá a oportunidade de atuar na edição de 2017, além de atuar ainda em outros três festivais internacionais de guitarra: Paris, Sevilha e Bratislava.
A edição deste ano do Festival da Primavera “aposta novamente na formação e qualificação de jovens alunos, músicos profissionais e docentes”, reunindo em Viseu “13 professores de música para ministrar ‘masterclasses’, nas áreas de guitarra, saxofone, canto, percussão e guitarra portuguesa, contando ainda com tutores internacionais”.
O 9.º Festival de Música da Primavera de Viseu é organizado pela Proviseu/Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão e é apoiado pelo Município de Viseu, no âmbito do programa de apoio à criatividade e cultura “Viseu terceiro”, com uma dotação financeira de quase 87 mil euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.