Cerca de quatro centenas de músicos vão marcar presença no Festival Internacional de Música da Primavera, que vai decorrer em Viseu ao longo de 27 dias, segundo a vereadora da cultura da câmara local, Odete Paiva.
“Este é um evento que terá dois grandes momentos: o festival em si e o concurso internacional de guitarra. Serão 27 dias de festival, com 27 concertos e 368 músicos nacionais e internacionais”, revelou.
Na conferência de apresentação do programa do 9.º Festival de Música da Primavera de Viseu, que decorre de 8 a 30 de abril, Odete Paiva explicou que, neste grupo de quase quatro centenas de músicos, 12 são internacionais, das áreas da guitarra, piano, saxofone e bandoneon.
“Vamos abrir o festival à cidade, mas também aos que não podem vir. Esta é a marca mais distintiva do festival: vem ouvir música quem quer, mas também levamos a música a quem não pode vir”, informou.
Ao longo de 27 dias, a iniciativa passará por 12 palcos e salas da cidade, com destaque para o Teatro Viriato, aula magna do Instituto Politécnico de Viseu e Solar do Vinho do Dão.
O evento contempla também uma vertente pedagógica, que vai levar a música a mais de 500 pessoas de diferentes instituições, entre as quais o Estabelecimento Prisional de Viseu, Lar Viscondessa de São Caetano, a Associação Portuguesa Pais e Amigos Cidadão Deficiente Mental (APPADCM) e ala pediátrica do Hospital de São Teotónio.
De acordo com a mesma autarca, durante a 9ª edição deste festival, terá também lugar, de 26 a 30 de abril, o 2.º Concurso Internacional de Guitarra de Viseu, em que estarão presentes concorrentes de pelo menos seis nacionalidades, desde Espanha a Hong Kong.
O primeiro classificado neste concurso receberá um prémio monetário no valor de oito mil euros e terá a oportunidade de atuar na edição de 2017, além de atuar ainda em outros três festivais internacionais de guitarra: Paris, Sevilha e Bratislava.
A edição deste ano do Festival da Primavera “aposta novamente na formação e qualificação de jovens alunos, músicos profissionais e docentes”, reunindo em Viseu “13 professores de música para ministrar ‘masterclasses’, nas áreas de guitarra, saxofone, canto, percussão e guitarra portuguesa, contando ainda com tutores internacionais”.
O 9.º Festival de Música da Primavera de Viseu é organizado pela Proviseu/Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão e é apoiado pelo Município de Viseu, no âmbito do programa de apoio à criatividade e cultura “Viseu terceiro”, com uma dotação financeira de quase 87 mil euros.
Perto de quatro centenas de músicos no Festival Internacional de Música de Viseu
Data: