Mecanismo de comunicação entre neurónios é identificado por portugueses

Data:

O mecanismo organiza as proteínas e permite aos neurónios partilharem informações entre si. Foi identificado por um grupo de investigação do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra.

Um grupo de investigação do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra identificou, na “ubitiquina”, o mecanismo que organiza as proteínas e que permite aos neurónios partilharem informações entre si. No estudo, desenvolvido ao longo de quatro anos e publicado no Journal of Cell Biology, os investigadores portugueses contrariam a ideia anteriormente aceite de que a ubitiquina era a proteína unicamente responsável por promover a destruição de proteínas danificadas ou com erros.
Segundo os autores, a proteína “atrai todos os recursos necessários à formação de novas sinapses, sendo essencial para a comunicação neuronal”, sendo que, inclusive, “algumas proteínas que se acumulam nos neurónios têm uma pequena ‘cauda’ feita de várias ubiquitinas”, afirmou Maria Joana, primeira autora do artigo, citada pela Universidade de Coimbra. “Neste trabalho descobrimos que a acumulação destas proteínas contribui para a comunicação neuronal, porque as suas ‘caudas’ de ubiquitinas funcionam como um ‘íman’”, organizando os recursos dessa comunicação, conclui. As conclusões do estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela União Europeia, ajudam na compreensão da formação de sinapses – a estrutura responsável pela transmissão de informação no sistema nervoso, refere a Universidade.
Sendo que, em última análise, poderão ajudar a “encontrar novas abordagens para os casos de autismo, esquizofrenia, atrofia muscular espinhal e, principalmente, a síndrome de Angelman”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.