Nasceu em Viana do Castelo e chegou a França em 1962. Trabalhou como operário metalúrgico e passou algumas dificuldades, como o próprio reconhece. Formou-se em direito e tornou-se um dos mais destacados
líderes da nossa comunidade. Agora, na presença de mais de 100 convidados, recebeu esta condecoração das mãos de Jean Ros em representação do Presidente da República francesa que desta forma quis homenagear o valor do percurso de vida de um homem que permanece simples e que valoriza a amizade acima de todas as coisas.
O salão nobre da Câmara Municipal de La Chapelle Saint Mesmin, comuna situada na região de Loiret, apesar da manhã fria, esteve cheio para assistir à condecoração de Carlos dos Reis, pelo Presidente da República Francesa, François Hollande, no grau de Cavaleiro da Ordem Nacional de Mérito, insígnia que tem lugar ao lado de La Legion d’Honneur.
Trata-se de um reconhecimento raro pelo facto desta condecoração ter acontecido por iniciativa do Primeiro-Ministro, Manuel Valls.
Carlos Goncalves elogia carreira do homenageado
Carlos Gonçalves, antigo Secretário de Estado e atual deputado pelo círculo Europa, em representação de Carlos Moedas, Comissário Europeu da Ciência, estve presente e traçou elogiosamente a carreira de Carlos dos Reis, lembrando o operário que foi, e a fome e miséria que o mesmo passou, não o impedindo de se elevar na sociedade Francesa. Chegado a França, oriundo de Viana do Castelo, em 1962, conta no currículo com um CAP de Ajustador, Diploma de Solicitador, Director de Banco, Professor de Direito, isto após uma licenciatura e formação jurídica.
Das diversas intervenções, destaque para a de Jean Ros, representante do Presidente da República, que fez o seu elogio e fez observar a importância que a amizade ocupa aos olhos de Carlos dos Reis. Amizade essa que o mesmo considera o cimento da nossa existência, demonstrando a importância e o valor que atribui aos amigos de sempre.
Mais de 100 convidados estiveram presentes na cerimónia. Advogados, médicos, juízes, empresários e presidentes das diversas Câmaras que, previamente, tinham entregue a Carlos dos Reis a medalha das suas respectivas cidades.
Uma grande emoção cresceu quando Carlos dos Reis citou Joaquim Santos, o homem que por vezes partilhou com o próprio o seu lanche e que sempre tentou acarinhar o vianense, que por vezes chorava de sofrimento.
Um sentido agradecimento à esposa
Toda a família esteve presente, e foi particularmente tocante o momento solene em que Carlos dos Reis aproveitou para agradecer à esposa Anne Marie, a professora que não teve “medo de casar” com o operário português. O que só prova realmente que atrás de um grande homem, está sempre uma grande mulher.
Destaque ainda para a presença da delegação da Associação dos Antigos Estudantes da Escola Comercial de Viana do Castelo, onde Carlos dos Reis estudou, chefiada por Fernando Meira e na qual se encontra o seu irmão Jaime Reis.
Salientar igualmente a presença de Armando Vieira, em representação da ANAFRE, acompanhado pela esposa, e de Paulo Marques, presidente de Cívica e autarca em França.
Esta homenagem enalteceu Portugal, como o deixou entender Carlos Gonçalves mas, honra igualmente a família e, de uma maneira geral, os amigos.
Esta homenagem, segundo o referiu Jean Ros, na condição de representante da Presidência da República, não é mais do que reconhecimento público da sua solidariedade e abnegação, inteiramente consagrada aos outros, e particularmente à vida pública e política. De salientar que Carlos dos Reis, é atualmente Presidente Adjunto Honorário da Câmara Municipal de Saint Jean de la Ruelle, no Loiret, tendo exercido na mesma o mandato de autarca durante 31 anos.
Para além desta vida autárquica, Carlos dos Reis vive ainda, no plano social, uma vida intensa ao serviço dos mais carenciados. Natural de Viana do Castelo, nunca esqueceu a cidade que o viu nascer. Sempre que tem oportunidade tenta enaltecer a sua terra natal, em conferências, semanas culturais, entre outros. É por esta razão que, ainda recentemente na altura em que a Câmara Municipal comemorava o 168° aniversário de elevação a cidade, Carlos dos Reis, recebeu o título de “cidadão de honra”, um título atribuído pelo seu mérito pessoal e pelos serviços assinaláveis prestados à comunidade que contribuíram para a afirmação de Viana do Castelo. Uma cerimónia, no entanto, que apenas terá lugar no próximo mês de maio, na Câmara Municipal, aquando da sua deslocação à cidade.
Para terminar, Carlos dos Reis agradeceu calorosamente ao Presidente da Câmara de La Chapelle Saint Mesmin, Nicolas Bonneau, e ao seu Director de Gabinete, Jean-Christophe Bernard, numa cerimónia que teve lugar na Câmara da comuna.