Várias centenas de pessoas estiveram esta quarta-feira à tarde no funeral do casal e da menina de Cinfães que morreram na semana passada num acidente rodoviário em França, no qual mais nove emigrantes portugueses perderam a vida.
Ainda antes da missa de corpo presente de Jorge Cardoso (39 anos), Angelina Silva (28) e Marta Cardoso (7), o concelho de Cinfães, no distrito de Viseu, despediu-se de Sérgio Costa (35), na freguesia de Travanca.
Esta tarde realizaram-se as cerimónias fúnebres das restantes vítimas mortais, noutros seis municípios.
Segundo uma nota divulgada no ‘site’ da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa “solicitou aos presidentes das câmaras dos concelhos de origem” das 12 vítimas “para o representarem nos enterros e para apresentarem condolências pessoais às famílias”.
Os 12 portugueses, com idades entre os07 e os 63 anos, morreram na sequência do choque frontal entre a carrinha em que seguiam e um veículo pesado, na quinta-feira passada, na estrada nacional 79, perto de Lyon, na localidade de Moulins (centro). O grupo tinha partido da Suíça e tinha como destino Portugal. A carrinha desviou-se para a faixa contrária e colidiu de frente com o camião.
O único sobrevivente dos 13 ocupantes da carrinha é o condutor, um jovem de 19 anos, também português, que foi hospitalizado em estado de choque e entretanto detido, na terça-feira.
Também o proprietário da carrinha, tio do condutor, foi detido, segundo o jornal local Lamontagne.
Na sexta-feira, o procurador público de Moulins afirmou que as autoridades iam averiguar se a carrinha envolvida no acidente tinha condições para transportar 13 pessoas.